27.9.06

Feira de Empregos e Carreira

Terminadas as buscas pelo apartamento , é chegada a hora de darmos início às buscas por emprego, mas não sem antes conhecer um pouco como funciona o mercado de trabalho Canadense. Afinal de contas estamos em outro país e isso implica outros costumes, inclusive no mercado de trabalho, que precisamos começar a entender para sermos bem sucedidos nas buscas.

E nada melhor do que uma Feira de empregos e carreiras para aquecer os motores! É fácil perceber que o país está em pleno rítmo de expansão e mercados em alta. Desde que chegamos por aqui (há exatos 14 dias - meu deus, parece que estou aqui há meses!) tenho observado o tanto de feiras como esta que fomos hoje estão acontecendo por todo o país. Além, é claro, das centenas de placas NOW HIRING (contratando) em quase todas lojas de shoppings e afins!

Apesar de sabermos que estamos um pouco "crus", pois ainda não fizemos nenhum Costi, Now ou Co-op (todos programas que o governo Canadense oferece gratuitamente ao imigrante como auxílio em sua colocação no mercado de trabalho), resolvemos ir até a National Job Fair & Training Expo para entendermos como funcionam.

Logo cedo fomos até o YMCA (do qual somos sócios e, enquanto imigrantes, podemos usar os computadores e impressoras de graça) imprimir nossos currículos conforme orientados pelo próprio organizador da feira.

Valeu a passada por lá. Assistimos à uma interessante palestra oferecida pela Manpower sobre postura em entrevistas, abordagens, padrão Canadense de currículo e tudo que envolve procurar emprego por aqui. E há muitas especificidades do mercado Canandense que não possuem nada em comum com o Brasil. Aprendendo sempre!

Depois de rodar todos os estandes, coletar informações e trocar idéias com os empregadores Canadenses, fui pegar um pouco mais de detalhes com o representante da Ailia.ca pois o ramo de traduções e intérprete é outra área da Comunicação que me interessa bastante e quem sabe não é a chance de estudar um pouco. Ainda estamos com muitas janelas abertas... Quem sabe?

Depois de uma meia hora de papo e uma excelente explanação do representante, além de dicas para o mercado de intérprete, o elegante moço que mais parecia um europeu com seu perfeito inglês vira para o Maurício e pergunta, ainda em inglês, você está com ela? O Maurício mais que prontamente diz sim mas eu não tenho estas habilidades, meu mercado é outro...Eis que por trás do perfeito e eficiente inglês surge em alto e bom português "De onde vcs são"?

Pois é, o moço é de São Paulo e mesmo depois de termos deixado o estande, ele cruzou conosco na feira e me deu muitas e importantíssimas dicas sobre este ramo. Quem sabe? Isso é Toronto! Pessoas do mundo todo e de todos os idiomas circulam por aqui.

Por trás de um bom inglês sempre poderá haver um cidadão do mundo! E é isso que eu mais amo nesta cidade!

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá ,queridos!Vcs ,estão mesmo "pedalando!"Ou melhor , "voando"!!!!É só fazer uma releitura em seus posts para se ter uma idéia do TANTÂO de coisas que fizeram!!!!Esses 14 dias valeram mesmo por muitos meses!!!Tchau ,bjs...Lizete.

Anônimo disse...

Paula, estou super super super orgulhosa de vcs! Qto progresso em tão pouco tempo!
Continuem assim, queridos!
E nós continuamos no aguardo de um recadinho do Maurício.

Super beijo
Dani

Anônimo disse...

Paula e Mauricio!! Gracinha o ap de vcs! Parabens! è um cantinho aconchegante pra começar uma nova etapa de vida!!Fiquem com Deus!!!
Bjo meu e da tia Maria!

Anônimo disse...

Paula e Mauricio,
Muito legal o novo ape, ficamos orgulhosos de vcs pela coragem e determinação. Parabéns!!!
Que Deus sempre lhes dê muita saúde e disposição para vcs continuarem nos orgulhando.
Beijos
tia Magda, Claudio, Rafa e Clau.

Anônimo disse...

Paula e Mauricio,
Voces nem imaginam o orgulho que sentimos de voces. Ficamos felizes com cada nova conquista. Que Deus ilumine todos os seus caminhos.
Abraços
Tia Wania, Tio Junior e Daniel

Anônimo disse...

Meus queridos netos,
Fico orgulhosa por ver seus sonhos se realizando. Que Deus os proteja!

Já estou com muitas saudades!!!

Vó Olga

Anônimo disse...

Amigos, Tô sentindo vibrações positivas... bjs Leslie

Anônimo disse...

Paul, Morrice
Eu tbm to sentindo, to sentindo...
eeeeeeeeee
beijoca
Caldêra