1.11.06

Tim Hortons - a mania nacional

Desde que chegamos por aqui (e lá se foram 45 dias) pudemos constatar uma verdadeira mania nacional, praticamente uma “febre” Canadense. O copinho de café Tim Hortons em punho é uma cena mais que trivial por aqui. É na rua, dentro do metrô, nos parques, na escola e onde mais a sua imaginação mandar!

A sensação que tenho é que o Canadense vai perder o equilíbio se tirarmos o copo de suas mãos quando em movimento. O copinho da Tim Hortons é praticamente uma extensão de seu corpo. Há aqueles que carregam o copo da Starbucks mas como a mesma possui apenas 7% do mercado de café expresso no Canadá e sua concorrente líder de mercado possui 62% de market share, o que realmente fixa em sua mente é o copinho Tim Hortons.

Embora eu não goste e não beba café, entendo perfeitamente o vício pela bebida. O que torna o fato um tanto quanto inusitado é que o Canadense não poder viver sem um copo destes em mãos mesmo quando está em pleno movimento. Será que eles não poderiam ao menos parar e sentar para apreciar o seu “vício”?

Eu mesma, desde que cheguei, não tomei nada na famosa rede de cafés expressos que leva o nome de um ex-jogador de Hockey do Maple Leafs morto tragicamente em um acidente de carro em 1974, mas certamente quando entrar para tomar um leite, nunca um café, sentarei e terminarei minha bebida lá dentro mesmo.

Dia destes o Maurício observava e comentava comigo sobre este exagero dos copinhos como sendo um “sexto” dedo das mãos dos habitantes daqui e eis que hoje pela manhã assistindo ao meu telejornal matutino (antes de ir para a escola de procurar emprego) me deparo com a seguinte matéria – Tim Hortons instala loja na base militar Canadense de Kandahar no Afeganistão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Isso mesmo! A mesma matéria levantou o custo (pago pelo contribuinte canadense e estes seremos nós, se deus quiser em breve, assim que começarmos a trabalhar) para manter a “lojinha” Tim Hortons na base militar Canadense no Afeganistão durante um ano - $ 3.8 milhões de doletas canadenses entre salário de quem está lá, manutenção e produtos. Ah tá!

Por isso que eu assisto ao jornal na TV e leio o jornal impresso todos os dias. Desta maneira conseguimos saber mais sobre a sociedade que agora é nossa e tudo fica mais fácil de entender. Era mais grave do que eu pensava! Bem, ao menos os soldados estão felizes com seu cafezinho e podem completar a missão em paz (OPS!).

15 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, lembro-me muito bem desta cena. Também me fazia esta pergunta todos os dias... por que cargas d´agua os canadenses adoram andar com seu copinho de café, chocolate ou chá Tim Hortons? A visão era impressionante. Outra coisa que me chamava a atenção era a quantidade de mulheres executivas que pegavam metro com seus taillers, meia calças e tenis! (claro que elas carregavam seus saltinhos na mochila!) O locutor do metrô era um caso a parte tb. Adorava quando ele falava Spadina Station! bjs

Anônimo disse...

Paula,

vc eh ótima!! Adorei a "picardia"da parte final do seu post.

Abraços

Anônimo disse...

Oi, Paula...será que não sentiu saudades do cafèzinho de seu pai???
Era o único q. tomava,não??Beijos e...saudades!! Lizete.

Anônimo disse...

Paula
Realmente, e eu estou até aderindo a moda rsrsrs
O French Vanilla e Mocha são os meus preferidos!

Ju disse...

Oi Paula...

Isso é puro vício! Onde eu trabalhava nos Eua, a gente podia tomar café de graça quantas vezes quisesse, dava pra montar muitos cafés bons com xarope de avelã, baunilha, caramelo...sem contar na infinidade de tipos de café...adorava todos! Principalmente pq era de graça...assim como todos os funcionários eu tinha um daqueles copos gigantes térmicas da Starbucks. Um tempo depois, comecei a acordar com dor de cabeça...cheguei pra minha chefe e falei isso, e ela me disse: toma um café que passa....tomei, e não é que passou? Eu estava viciada em café!! Qdo voltei ao Brasil acordei com dor de cabeça por uma semana, por causa do café....mas passou....consegui me livrar desse vício!

Beijos!

:= disse...

Não sei como é o café aí, mas aquele que a gente faz na hora tem um cheirinho tão bom que não dá pra resistir.
Eu tento evitar café, então encho a cara de chá no inverno para esquentar um pouquinho.
bjs

Dani e Rafa disse...

Eu não sou fã de café, mas provei qdo chegamos aqui por que eu queria entender o que tem de mágico neste copinhos que ninguém desgruda... Decepçào total, o café é ruim, chafé para um bom apreciador de café.. Chegamos a conclusão que o copo só serve mesmo para enquentar a mão...

Anônimo disse...

Sabe o que acho mais incrível? QUe vcs já estão aí há 45 dias! Parece que foi ontem que estava arrundo as coisas para partirem!

beijo
Fe

Anônimo disse...

Eita menina que eu não tomava o café nào pq é ruim, mas o Mocha é muuuuuuuito bom. Eu comia quase todo dia um Donnuts chamado Boston Cream. Vale a pena...delicious!!!!
Miss ya!
Danis

Anônimo disse...

Eu cheguei atrasada para os comentários, mas gostaria de registrá-los:
- concordo com a mirella e com a caldeira: o french vanilla e o mocha sao beeeeem atraentes, principalmente qdo estiver bem frio e vc estiver à noite rua.
O French Vanilla é cheirosinho...hummm.

Qto ao dito café deles, ah, que decepçao! Argghhhh....

As denominaçoes tb sao engraçadas: double/double; triple/triple... no começo eu pensava: "poxa, mas que equaçao é essa pra tomar café????"....
Até entender que eram duas medidas de leite e duas de açúcar para o café...ou três, e por aí afora....

Mas, confesso, eu que adoro café, tb andei com muitos copinhos na mao!..

Anônimo disse...

Eu odeio o cafe do Tim Hortons... A unica coisa que gosto de la sao os Donuts. :)

fejas disse...

Realmente, como disseram por aqui, o cafe daqui (e dos EUA), em grande parte nao merece esse nome. Muito ralinho. Mas se misturado com leite e sem acucar, fica ate gostoso. So nao acho que merece o nome de cafe. Bebiba a base de cafe, talvez.

Anônimo disse...

Realmente, o café do Tim Hortons é horrível! E nao é pq é ralo, tem realmente um gosto esquisito. Nenhum apreciador de café gosta... Aliás, nao é espresso nao! Eles só fazem café coado...

Para quem gosta de café, o melhor de Toronto é no Louie´s cafe, na esquina da Baldwin & Augusta, no Kensington Market. Eu compro o pó ali tambem.

Vanessa Kirnicki disse...

I love you Tim Hortons...
Sem duvida o meu melhor amigo!!
hehe
beijos

Magaiver disse...

galera.......nao exite toronto canada sem tim hortons...........
.
..
todo mundo em todo lugar, com esse copo parecem zumbis........
..
.
.
.comendo e bebendo no metro....coisa de louco....o que eu nunca vi foi uma pessoa realmente pobre em toronto, cara la todo mundo pelo ao menos toma banho e faz todas as refeicoes todos os dias.....nao tem pobreza como aqui!