7.11.06

Formatura de imigrantes - prontos para o mercado de trabalho

Sexta-feira passada foi dia de formatura com direito à almoço multicultural, flores e até diploma. Completei as 3 semanas do NOW program (um dos muitos oferecidos pelo governo Canadense ao Imigrante que chega). Além de ser muito útil nas dicas e treinamentos que nos proporciona sobre a cultura canadense no mercado de trabalho, acaba por cumprir um papel social importante de inserir o imigrante na sociedade.

Logo que chegamos, embora ainda bem confusos com tantos nomes e siglas de programas oferecidos, fomos direto para o Human Resources Skills Development Canada (HRSDC). Para quem pretende imigrar, é altamente recomendável fazer o mesmo logo na chegada porque é a partir daí que você entra na rede e começa a entender todo o sistema que existe para receber o imigrante. Aí é só soltar na banguela que uma coisa leva à outra. E como!

Para a festinha de formatura (afinal o primeiro diploma Canadense a gente nunca esquece!) cada imigrante levou uma comida representativa de seu país. Podem imaginar o banquete mundial que foi né? Quem me conhece sabe também que eu não perdi a chance de experimentar tudo!!

Comecei pelo maravilhoso sushi levado pela querida Masako, seguindo pela salada tipicamente Canadense preparada por um dos mentores, a deliciosa torta Bulgara, o arroz e as delícias da China, a torta turca e por fim as guloseimas apimentadas da Índia. UFA!

Deixei as iguarias indianas por último pelo simples motivo de não ser amiga de pimenta mas a diplomacia e a curiosidade foram mais fortes então pensei – deixa eu garantir o rango antes e depois jogo a “fogueira” indiana na garganta. Dito e feito!

A salvação foi o nosso maravilhoso Guaraná Antarctica que eu levei representando a nação canarinho. Aliás é um capítulo à parte – todos amam! Dos seis litros que levei não sobrou um pingo para contar história. Levei também de sobremesa o pé-de-moleque Yoki . Vocês precisavam ver os chineses mandando ver a nossa delicia!





Acabado o banquete, recebemos os diplomas e eu representei a turma entregando flores e dizendo umas poucas palavras em agradecimento àqueles que primeiro nos acolheram e nos ensinaram as dicas de como lidar com os empregadores Canadenses. E por falar neles, estou na terceira etapa de um processo seletivo para uma vaga de intérprete (inglês/português). Amanhã farei o teste final mas isso já é assunto para um outro post.

10 comentários:

bruna disse...

boa sorte, paul! e parabéns pela formatura! bjão - Bruna.

Mirela disse...

Oi Paula
As fotos ficaram ótimas
Boa sorte no teste, estamos aqui torcendo por vc!

Dani e Rafa disse...

Oradora do NOW agora!!! Tá com tudo hein?!

Qto a vaga, para quem chegou até ai, agora só falta um pulinho. Vc sabe que estamos na torcida desde o começo. Beijos e boa sorte.

Caldêra disse...

Amiga,
Achei que minha dificuldade era só matemática, mas fiz uma atrapalhação e tanto no quesito geografia e fuso hj né? Perdoa, dear. A intençào é boa. E além disso, ontem antes de dormir quando era mais ou menos meia noite aqui eu fiz uma oração pra vc, mandando toda energia positiva do Universo!
Kisses, hugs e apertões.
Dani`s

Lizete disse...

Prabéns,Querida!!!
"ESSA é a Nossa Menina"!!! Como disse vó Luiza!!!
Que delícia! e vc. lá heim??
Perfeito ,todos têm bom gosto!!!Pois o GUARANÁ...é mesmo delicioso!
Parabéns a todos!!Fotos lindíssimas!!Beijos Lizete/Paulo

cecilia brandao disse...

Puxa Paula, que coisa boa! Boa sorte na ultima etapa.

Tenho uma amiga que mora aí em Toronto que trabalha como interprete num hospital. Aliás, daqui a uma semana estarei me encontrando com ela ai em Toronto. Vou passar uma semaninha ai nessa terra gelada!!

beijos e boa sorte

Cecilia Brandao

Luly :) disse...

Que bacana, Paula!!! Que bom que deu tudo certo nas 2 fases do processo seletivo! Fico feliz por vc!

Sobre o NOW, também levei o guaraná e brigadeiro... o brigadeiro algumas pessoas não gostaram (como pode??), mas o guaraná adoraram!!

Bjos

Luiza Vono disse...

Olá Paula, td bem?

Acompanho alguns blogs de brasucas no canadá e o seu é um deles... Nunca comentei antes, mas não podia deixar de comentar sobre o post anterior, no qual vc fala do Kensington Market como um mercado das pulgas.

Menina, não é que existe realmente o mercado das pulgas (Flea Market) aí em Toronto?? Eu já estive aí e fui neste Flea Market. É mto louco, tem de tudo e fica num espaço coberto sõ várias barraquinhas (por assim dizer), comprei uma bolsa lindinha lá, com uns bordados, todo mundo ama quando vê. E o melhor de tudo, vc negocia com os vendedores e eles podem até aceitar sua oferta!! Eu não lembro onde é, mas vou descobrir e comento aqui novamente... Fica aí a dica!!

Beijos e boa sorte ;)

.::Ju::. disse...

Oi Paula!

Parabéns pela formatura! Estou torcendo para que vc consiga o emprego!
Ah...e tô com algumas dúvidas no processo, se vc pudesse passar no meu blog pra ver se já passou por algo parecido eu ficaria muito grata!

Beijos!

.::Ju::. disse...

Oi Paula!!

Obrigadão pela ajuda! Fiquei feliz em saber que posso aplicar como secretária mesmo. Mas só fiquei com uma dúvida: eu me formei em publicidade, não tem problema aplicar como secretária?

Beijos!