7.11.06

Formatura de imigrantes - prontos para o mercado de trabalho

Sexta-feira passada foi dia de formatura com direito à almoço multicultural, flores e até diploma. Completei as 3 semanas do NOW program (um dos muitos oferecidos pelo governo Canadense ao Imigrante que chega). Além de ser muito útil nas dicas e treinamentos que nos proporciona sobre a cultura canadense no mercado de trabalho, acaba por cumprir um papel social importante de inserir o imigrante na sociedade.

Logo que chegamos, embora ainda bem confusos com tantos nomes e siglas de programas oferecidos, fomos direto para o Human Resources Skills Development Canada (HRSDC). Para quem pretende imigrar, é altamente recomendável fazer o mesmo logo na chegada porque é a partir daí que você entra na rede e começa a entender todo o sistema que existe para receber o imigrante. Aí é só soltar na banguela que uma coisa leva à outra. E como!

Para a festinha de formatura (afinal o primeiro diploma Canadense a gente nunca esquece!) cada imigrante levou uma comida representativa de seu país. Podem imaginar o banquete mundial que foi né? Quem me conhece sabe também que eu não perdi a chance de experimentar tudo!!

Comecei pelo maravilhoso sushi levado pela querida Masako, seguindo pela salada tipicamente Canadense preparada por um dos mentores, a deliciosa torta Bulgara, o arroz e as delícias da China, a torta turca e por fim as guloseimas apimentadas da Índia. UFA!

Deixei as iguarias indianas por último pelo simples motivo de não ser amiga de pimenta mas a diplomacia e a curiosidade foram mais fortes então pensei – deixa eu garantir o rango antes e depois jogo a “fogueira” indiana na garganta. Dito e feito!

A salvação foi o nosso maravilhoso Guaraná Antarctica que eu levei representando a nação canarinho. Aliás é um capítulo à parte – todos amam! Dos seis litros que levei não sobrou um pingo para contar história. Levei também de sobremesa o pé-de-moleque Yoki . Vocês precisavam ver os chineses mandando ver a nossa delicia!





Acabado o banquete, recebemos os diplomas e eu representei a turma entregando flores e dizendo umas poucas palavras em agradecimento àqueles que primeiro nos acolheram e nos ensinaram as dicas de como lidar com os empregadores Canadenses. E por falar neles, estou na terceira etapa de um processo seletivo para uma vaga de intérprete (inglês/português). Amanhã farei o teste final mas isso já é assunto para um outro post.

10 comentários:

Anônimo disse...

boa sorte, paul! e parabéns pela formatura! bjão - Bruna.

Anônimo disse...

Oi Paula
As fotos ficaram ótimas
Boa sorte no teste, estamos aqui torcendo por vc!

Anônimo disse...

Oradora do NOW agora!!! Tá com tudo hein?!

Qto a vaga, para quem chegou até ai, agora só falta um pulinho. Vc sabe que estamos na torcida desde o começo. Beijos e boa sorte.

Anônimo disse...

Amiga,
Achei que minha dificuldade era só matemática, mas fiz uma atrapalhação e tanto no quesito geografia e fuso hj né? Perdoa, dear. A intençào é boa. E além disso, ontem antes de dormir quando era mais ou menos meia noite aqui eu fiz uma oração pra vc, mandando toda energia positiva do Universo!
Kisses, hugs e apertões.
Dani`s

Anônimo disse...

Prabéns,Querida!!!
"ESSA é a Nossa Menina"!!! Como disse vó Luiza!!!
Que delícia! e vc. lá heim??
Perfeito ,todos têm bom gosto!!!Pois o GUARANÁ...é mesmo delicioso!
Parabéns a todos!!Fotos lindíssimas!!Beijos Lizete/Paulo

Anônimo disse...

Puxa Paula, que coisa boa! Boa sorte na ultima etapa.

Tenho uma amiga que mora aí em Toronto que trabalha como interprete num hospital. Aliás, daqui a uma semana estarei me encontrando com ela ai em Toronto. Vou passar uma semaninha ai nessa terra gelada!!

beijos e boa sorte

Cecilia Brandao

Anônimo disse...

Que bacana, Paula!!! Que bom que deu tudo certo nas 2 fases do processo seletivo! Fico feliz por vc!

Sobre o NOW, também levei o guaraná e brigadeiro... o brigadeiro algumas pessoas não gostaram (como pode??), mas o guaraná adoraram!!

Bjos

Anônimo disse...

Olá Paula, td bem?

Acompanho alguns blogs de brasucas no canadá e o seu é um deles... Nunca comentei antes, mas não podia deixar de comentar sobre o post anterior, no qual vc fala do Kensington Market como um mercado das pulgas.

Menina, não é que existe realmente o mercado das pulgas (Flea Market) aí em Toronto?? Eu já estive aí e fui neste Flea Market. É mto louco, tem de tudo e fica num espaço coberto sõ várias barraquinhas (por assim dizer), comprei uma bolsa lindinha lá, com uns bordados, todo mundo ama quando vê. E o melhor de tudo, vc negocia com os vendedores e eles podem até aceitar sua oferta!! Eu não lembro onde é, mas vou descobrir e comento aqui novamente... Fica aí a dica!!

Beijos e boa sorte ;)

Ju disse...

Oi Paula!

Parabéns pela formatura! Estou torcendo para que vc consiga o emprego!
Ah...e tô com algumas dúvidas no processo, se vc pudesse passar no meu blog pra ver se já passou por algo parecido eu ficaria muito grata!

Beijos!

Ju disse...

Oi Paula!!

Obrigadão pela ajuda! Fiquei feliz em saber que posso aplicar como secretária mesmo. Mas só fiquei com uma dúvida: eu me formei em publicidade, não tem problema aplicar como secretária?

Beijos!