1.10.06

FUTEBOL CANADENSE


O sábado à noite foi especial. Fomos eu, o Maurício, a Dani e o Rafa assistir ao jogo de futebol (no Brasil chamamos de futebol americano para diferenciarmos do brasileiro. Entretanto, como algumas regras do que vimos ontem são diferentes do futebol americano, vou chamá-lo Futebol Canadense). Para os Canadenses trata-se de um jogo de futebol puro e simples.

Às 19 horas de um sábado chuvoso (se é que se pode chamar uma garoa muito fina de chuva) estávamos nós e mais 32 mil pessoas lotando o Rogers Centre. Isso mesmo. Trinta e duas mil pessoas!

Ainda que você não entenda patavinas das regras do jogo (e este era o meu caso até um dia antes do jogo) vale o ingresso! A trilha sonora, o espetáculo, as chears leaders (quem nunca viu uma nos filmes balançando os pompons para cima e para baixo?) e os gritos da torcida empolgam.

Mas eu, como boa amante dos esportes e de futebol em específico (O Palestra Itália vai ter que me perdoar mas o meu time agora é o Argonauts) estava ali para aprender e, para minha salvação, a Dani estava ali para ensinar.

Querida “professora” , caso eu esteja cometendo algum erro técnico, tenha a bondade de corrigir os meus básicos conhecimentos deste jogo que eu simplesmente amei ter ido assistir no estádio!

Tratava-se de um jogo do campeonato Canadense de futebol. Frente à frente estavam o Toronto Argonauts (de azul) e o Calgary Stampeders (de vermelho). A partida é composta de 4 quartos de 15 minutos. Um total de uma hora de jogo que acabam se trasnformando facilmente em 3 horas devido ao espetáculo que se dá em campo.

É juiz que pára o jogo para assistir um lance duvidoso e só depois voltar para decidir o lance (como bem observou o Rafa, aqui não dá para sair dizendo que o juiz roubou), é jogador que se acidenta e não é retirado de campo para ser atendido. E não pensem que com tudo isso você se sente entediado não!! Ou o jogo de ontem foi muito bom ou realmente é muito dinâmico !! Sem contar os animadores de torcida que não nos deixam ficar entediados!

O melhor momento de todos foi o TOUCH DOWN dos Argonauts!! O estádio todo veio à baixo (o Rogers Centre é a casa do time então a maioria estava torcendo por eles). SENSACIONAL!! Além do Touch Down que vale 6 pontos (e que eu já sabia do que se tratava graças ao querido marido), aprendi com minha tutora oficial de esportes canadenses (a “tia” Dani) que, no Canadá, o time tem 3 DOWNS (três tentativas para atingir 10 jardas – o campo é dividio em linhas de 5 jardas cada) enquanto que nos EUA são 4 DOWNS para 10 jardas.

Sem falar nas flanelinhas laranjas que voam quando um dos times comete falta ! Tem também o TURNOVER – quando um time lança para o companheiro e o adversário intercepta o lançamento, ele fez um TURNOVER!

Acho que para uma primeira lição aprendi bastante! Mas depender do tanto que gostei, já estamos combinando que assim que estivermos todos empregados (eu e o querido marido) vamos comprar a temporada para acompanhar o campeonato no estádio !!

Foi muito bom matar as saudades de ir ao estádio e acompanhar um jogo ao vivo (que pena que eu tenha que ter viajado para tão longe para fazer isso). E este é um outro quesito à parte por aqui.

As 32 mil pessoas que estavam dentro daquele estádio, acessaram o mesmo de METRÔ que, aliás, tem uma ligação direta com o estádio (não é preciso nem caminhar na rua em temperaturas mais frias) que possui teto retrátil. Assistimos à partida de ontem com o teto fechado mas quando o tempo permite, o teto se abre.

Ao final, voltamos tranquilamente para casa, às 11 da noite, junto com a massa de torcedores. Esta paz e sensação de segurança ao andar pelas ruas daqui NÃO TEM PREÇO!!

Ah! Quem ganhou ? Os ARGOS (como soa o canto da torcida) o nosso time está invicto no campeonato. O placar foi de 23 a 16 e pudemos apreciar 3 TOUCH DOWNS (dois dos Argos e 1 dos Peders). Além de termos ouvido, pela primeira vez, o hino Canadense antes da partida começar! Confesso que me arrepiei inteira!

4 comentários:

Dani e Rafa disse...

Não esqueceu de nenhum detalhe!! Ficou ótimo, e pelo visto já está realmente expert nas regras.
Bom saber que vcs gostaram!! Vamos marcar outros, comcerteza. Mesmo pq vcs foram realmente pé quente. Beijos!

Anônimo disse...

Oi, dois!!

No próximo já estamos lá também!! Gostei bastante do jogo.

Bjos

Lu.

PS: O "Pacato" mandou um alô pro "Docinho"... hehehe

ROGÉRIO & LUCI disse...

Olaaaaaaaaaa
falei pra Dani que ela podia ser narradora e acho que vc pode ficar com o cargo de comentarista. hehe
quero ir num de hockey, vcs tao afim????
beijos

Anônimo disse...

É querida , arrepiar ao ouvir o hino canadense...siguinifica que já assimilou o país ,no seu mais amplo significado!!!Parabéns,comentarista,pois ao ler o post ; tinha a sensação de estar "no estádio"!(Isto você puxou ao seu pai ,não?)Parabéns à professora pois os objetivos foram plenamente alcançados!( É assim que se avaliam os mestres!)
Beijos....Lizete.