1.8.06

Hockey ou Futebol?



Sei que o assunto futebol ainda é uma ferida aberta para nós brasileiros após o apático desfecho "canarinho" no último mundial. Ao menos para aqueles que, como eu, gostam de esportes de uma maneira geral e acompanham futebol.

Seguindo a minha filosofia de que quando você se muda (isso serve também para breves viagens de intercâmbio e passeios) para outro país/cultura, deve abrir-se totalmente às manifestações culturais do mesmo (caso contrário jamais deixará o passado e se adaptará ao presente em que está) eu já estava até buscando entender as regras do Hockey - esporte tão famoso e tradicional em terras (ou melhor, gelos) Canadenses...

Quem acompanha futebol sabe também que, em meio aos debates que ocorreram durante a Copa do Mundo sobre o país sede de 2014, muitos comentaristas colocaram em cheque a possibilidade de o Brasil sediar o mundial (pelo rodízio de continentes, em 2014 é natural a candidatura do Brasil) e lembraram também o pouco "agressivo" (nas palavras deles) interesse da candidatura Canadense como país sede do mundial de futebol. Será??

A princípio, qualquer um vai dizer "imagina, um país sem tradição nenhuma no futebol!" Mas basta observar um pouco para perceber que, aos poucos, como em uma estratégia meio que de "Plano B" (caso o Brasil não cumpra as exigências da FIFA), o Canadá está lá só "namorando" a FIFA e investindo (com visão de longo prazo é claro. Estamos falando de 8 anos de antecedência..) no esporte.

Prova disso é o récem construído Toronto´s National Soccer Stadium ($ 62 milhões dólares canadenses gastos) e que sediará a final Mundial de Futebol Sub-20 que a FIFA realizará onde?? No Canadá. A partir de 1 de julho de 2007, cidades como Edmonton, Montreal, Ottawa, Victoria, Burnaby (Vancouver) e a própria Toronto sediarão o Mundial responsável por revelar talentos no mundo todo como Diego Maradona (1979), Luis Figo (1991), Michael Owen (1997), Ronaldinho (1999), Saviola (2001) e Tevez (2003). Apenas para citar alguns dos maiores craques.

Claro que nada disso significa exatamente que a Copa de 2014 será no Canadá mas é, no mínimo, curioso observar como, aos poucos, o país vem investindo e trabalhando para colocar os seus times de futebol no cenário mundial. Se depender da minha torcida, que me perdoem os meus compatriotas que ficam, a copa será no Canadá para eu poder, finalmente (sem sair de casa o que é melhor) acompanhar um Mundial de Futebol de pertinho.

Vamos combinar o seguinte - Se a Copa de 2014 for realmente no Brasil, vou fazer de tudo para vir e acompanhar de pertinho e ainda de quebra visitar todos os queridos. Mas.... se a Copa for no Canadá (e assim que for realmente decidido) vou começar a oferecer os "pacotes" e fazer as reservas para os amantes do futebol me visitarem por lá! Feito?

E lá se foram os meus planos com o Hockey. De qualquer maneira, vou fazer questão de aprender as regras para acompanhar a liga nacional! Jogar? aí já é uma outra estória... Acho melhor ficar no futebol mesmo. Pelo menos grama só fica escorregadia quando chove e quando chove, ao menos para amadores, não há pelada.

4 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, na atual conjuntura espero que o Canadá leve realmente o melhor. Na verdade, vou torcer ferozmente para que isso ocorra porque, apesar de o brasileiro merecer sim assistir a Copa do Mundo literalmente de casa, imagina quantos milhões de dólares a CBF não iria fazer a custa dos estrangeiros...quantos milhões de dólares os senhores dirigentes não iriam embolsar? Para depois continuarmos vendo nossos jogadores das futuras gerações parando de estudar para tentar trabalhar em um grande clube? Quando o certo mesmo era nossas escolas estimularem a educação junto com o esporte como fazem os países de primeiro mundo, como o Canadá...é amiga, espero que um dia a Copa possa ser aqui, mas só quando nosso país estiver diferente do que é hoje. Quem sabe?

Anderson e Luciana Bariani disse...

Oi Paula e Mauricio!

Eu e a Luciana desejamos a vcs boas preparacoes para sua partida. Que vcs estejam muito felizes por esta realizacao que e algo inesquecivel. Tenha certeza que vcs vao se adaptar muito rapido por aqui! O pais e lindo e as pessoas sao muito legais tambem!
Facam uma otima viagem!
Qualquer coisa que precisarem nos deixem uma mensagem. O Mauricio tem meu e-mail pessoal!!

Grande abraco!

Anderson e Luciana

Anônimo disse...

oi, Paula!

Sempre passo por aqui... só não tinha comentado ainda! :)

Aproveitem bastante esse 1 mês e pouco que ainda vão ficar por aí!

Até mais!

Anônimo disse...

Oi Paula, obrigada por seu comentário lá no post.
Tomare sim que vcs venham para cá, é uma região muito gostosa..
Boa sorte!