31.7.06

O mundo vai acabar em "Papéis"

Quanta burocracia nos rodeia! Papéis, papéis e mais papéis... Como podemos ainda estar presos a tantos papéis em plena era digital? O meu sonho de consumo neste momento é que eu estivesse em pleno cenário dos filmes Matrix e Missão Impossível onde seus protagonistas acessam dados e registros apenas por um contato da íris com uma tela de cristal líquido e voilá...

Seria o fim das carteiras de trabalho, de motorista, Rg, dos papéis Iptus, Ipvas, certidões... Lindo! Ah, antes que algum sindicato dos cartorários e advogados se revoltem e façam protestos contra o meu sonho, o que defendo não é o fim destes registros e documentações. O meu sonho é que tudo isso estivesse ao nosso alcance ao simples toque em uma tela de cristal líquido com a impressão digital ou até a íris mesmo (para ficar mais cinematográfico).

Quem me conhece sabe como eu AMO jogar papel fora!!

Alguém aí vai pensar "a Paula está surtando". Explica-se : há pouco mais de 40 dias de deixar o país, vocês devem imaginar o mar de papelada e burocracia que eu estou "navegando" . Imaginaram? Multipliquem isso por 3. Lá estou eu. E só estou nadando de braçadas graças à sempre preciosa consultoria dos meus queridos irmão e pai, respectivamente Pedro Paulo e Paulo.

Estou me sentindo a própria "office girl" de tanto que eu tenho frequentado cartórios, bancos e afins...E a pergunta que não quer calar : "Isso tudo é por conta do processo de imigração para o Canadá"? Não, eu respondo. Esta parte já foi (ao menos no que diz respeito ao Brasil, o resto só chegando lá mesmo). Para aqueles que nunca pararam para pensar nisso ou nunca mudaram de país aí vai uma listinha básica da papelada que nos cerca:

  • Desligamento do trabalho ( quinze dias após ter deixado a Johnson & Johnson, eu ainda estava atrás dos orgãos, sindicatos e Caixas Federais da vida!)
  • Venda do Apartamento (este então, não tem fim! o pobre do comprador que, graças a deus já encontramos, encaminhou-me uma lista gigantesca de papéis que ele precisa apresentar ao banco para o financiamento que ele pediu para pagar o apê. Esta semana espero retirar as últimas certidões. Já fiz até amizade com os atendentes tanto do cartório de imóveis quanto os do registro civil)
  • Venda do Carro (este ainda esta por vir. Acabamos de colocar à venda . Ah, quem quiser comprar é só falar. Trata-se de um gol 1.6 / ano 98 com direção hidráulica, vidros automáticos e som MP3 inclusos.. estamos vendendo pela bagatela de 13.500 reais)
  • cancelamento e/ou transferência de conta em banco (mais uns dias gastos e papéis, mais papéis...)
  • Acertar transportadora para mudança (esta semana fecho isso . .. tenho que fazer um levantamento de tudo que tenho para o orçamento da mudança para Boituva. Vou deixar tudo na casa da mamãe.. por enquanto vamos para o Canadá apenas com mala de roupa).
Tá bom para vocês? Bem, esta é só a lista das coisas mais importantes. E uma das perguntas que ouvi quando deixei o trabalho em 30 de junho foi: "Qual o motivo de vc deixar o trabalho tanto tempo antes de sair de SP"? Explicado?

Para aqueles que querem um dia tocar um projeto deste tamanho, o planejamento deve ser exatamente este... Alguém do casal precisa estar, um mês inteiro antes de ir embora, focado em tempo integral a tudo isso. Caso contrário não rola!

Bem, enquanto não posso acessar um terminal apenas com o registro da minha íris, diretamente aqui de casa, vou até o cartório de registro civil reconhecer firma da declaração de quitação de condomínio que a síndica assinou para finalizarmos a papelada da venda do apê. Afinal, faz três dias que não vou até lá desejar bom dia aos atendentes!

2 comentários:

Dani e Rafa disse...

Oi Paula,
Só uma dica, se vc tiver que cancelar Provedores de Internet, Jornais, Conta de luz, Gas e outras coisas nao esqueça de trazer para o Canadá o numero do protocolo de cancelamento.... Nós cancelamos tudo antes de vir, mas adivinha se alguns espertinhos não continuaram cobrando?! Tivemos que ligar daqui, brigar para cancelar 100% e os números dos protocolos agilizaram mto na hora da ligaçào internacional (mesmo que seja Skype).

Beijos

Paula Regina disse...

Valeu pela preciosa dica Dani!!! Vou montar a minha pastinha de protocolas de cancelamento já!