20.10.06

Estudando para procurar emprego no Canadá

Hoje completei a minha primeira semana do NOW (Newcomer Opportunities for Work) Program. Mantido pelo governo Canadense (gratuito para o imigrante) e direcionado à profissionais que possuem um diploma internacional, o objetivo do programa é preparar o imigrante para procurar emprego no Canadá em sua área de atuação.

Independente da sua experiência ou cargo ocupado no país de origem (tenho colegas na minha sala que possuem MBA nos Estados Unidos, foram gerentes em seus países de origem, etc), quanto antes você começa um destes programas, mais cedo você pode aplicar as “etiquetas” Canadenses na sua busca por emprego.

Mas antes de falar sobre o curso em si, contarei um pouco sobre como o imigrante chega até um destes programas. Confesso que quando chegamos por aqui ficamos confusos com este assunto, o que é natural devido à enorme quantidade de escolas que oferece programas de ajuda ao imigrante. São tantas siglas, nomes e processos que só agora, após a primeira semana do curso, consigo visualizar claramente como tudo é estruturado.

Nas primeiras duas semanas me senti como uma folha solta ao vento que está sendo levada de lá para cá devido aos vários processos. No final, vale à pena.

A Primeira coisa que fizemos e que recomendo fortemente é ir direto para um dos centros de Recursos Humanos do Governo Canadense. Lá você é entrevistado por um consultor de RH que levanta suas necessidades, área de atuação, suas habilidades e objetivos na profissão.
Ao fim desta entrevista ele desenvolve um “Employment Action Plan” para você e apresenta algumas opções de programas de treinamento que melhor se encaixam com o seu perfil, entra em contato diretamente com a escola que você vai frequentar encaminhando o plano de ação de carreira feito na entrevista.Algumas exigem um breve teste do idioma. É o caso do NOW.

Eu fui entrevistada por uma pessoa e encaminhada para o NOW, o Maurício foi entrevistado por outra e encaminhado para o Job Start Program Vou falar um pouquinho da experiência que estou tendo até agora participando do programa.

A carga é pesada (diariamente das 9h às 16h) e, entre muitas dicas úteis que aprendemos, é claro que você vai acabar ouvindo algo que lhe parece “óbvio” e sem mistérios. Entretanto, o balanço geral é bem positivo e , na minha opinião, um passo extremamente necessário e indispensável para quem chega independente do grau de experiência no Brasil. Acho que a palavra que melhor se aplica para a Imigração é RECOMEÇO e procurar emprego em outra cultura não seria uma exceção!

Vantagens de participar de um programa destes logo de “cara”:
Profundo entendimento e acesso à todas as ferramentas (e não são poucas!) de pesquisa sobre o seu mercado de trabalho e da busca pelo emprego em si. Quando você chega, não faz a mínima idéia da existência do NAICS (North American Industry Calssification System), do SCOTTS´s Ontario Business Directory e do NOC (National Occupation Code). Extremamente ÚTEIS!

Ótimas dicas e “cases” sobre a cultura Canadense e, principalmente, etiquetas no ambiente de trabalho daqui.
Consultoria e prática no desenvolvimento do Currículo de acordo com os padrões mais aceitáveis pelos empregadores daqui.

Teoria e prática das ferramentas usadas para procurar emprego por aqui. As Cover Letters, as Letters of Recommendations, References Tips e as Cold Calls. Todo um universo específico do Mercado daqui.
Simulação de entrevistas e gravação das mesmas.

Além de muita mas muita lição de casa como a preparação de todo o material e pesquisa dos potenciais empregadores Canadenses. Isso explica aos meus queridos seguidores porque não tenho conseguido atualizar este blog diariamente. Assunto não falta, o que está faltando mesmo é algum tempo mas estou me organizando para não deixá-los na mão por mais do que dois dias sem notícias!

Antes que me perguntem se estou gostando lhes digo – estou ADORANDO! Além de já estar simulando um ambiente de trabalho tipicamente Canadense (falando inglês o dia todo e levando a marmitinha do almoço para almoçar no parque Em frente à minha escola tem um parque lindo onde as árvores estão amarelas, vermelhas e cor de rosa!), estou em um dos ambientes que mais amo – o ambiente multicultural.

A minha sala é uma verdadeira conferência da ONU. A começar pelo staff (três professores que se dividem de acordo com o assunto – um da Inglaterra, uma do Egito e outra da Turquia) Tenho colegas Chineses, Indianos, Búlgaros , Colombianos, Japoneses e o Mauro (mais conhecido como pai da “fofa” Mariana). É sensacional!!

Hoje tivemos um POWER BREAKFEAST muito comum no ambiente de trabalho Canadense. Quando uma reunião é marcada pela manhã, cada um leva o seu próprio café da manhã e toma o café no escritório. O mais legal é ver a cultura através do café da manhã.

Hoje lá estávamos eu com meu paõzinho (Dani e Rafa, achei pão francês no Loblaws aqui da Bayview) e manteiga, leite e fruta, a chinesa com sua garrafinha térmica (aquelas bonitinhas sabe?) com chá verde e um pão com ovo, o professor britânico com seu cereal multi grãos e leite, o meu colega nascido nas Ilhas Maurício dizendo que não toma café da manhã porque senão ele engorda e o Indiano com sua TUPERVARE cheia de arroz e vegetais.

AWESOME! Como eles dizem aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que legal Paula! Acho que a partir de agora é que vcs dois começarão realmente a viver a cultura canadense! Fico cada vez mais maravilhada com a organização e planejamento canadense ao receber o imigrante! bjs

Dani e Rafa disse...

Oi..
Que bom que vcs estão curtindo e aproveitando todas as infos.. No final este curso faz total diferença (pelo menos com o Rafa foi assim).
Ah! Temos o material do Costi caso vcs queiram dar uma olhada mais para frente. Beijos

Carol, Lucas e Fernando em Toronto disse...

Oi Paula, legal que vcs estão se adaptando tão bem ao Canadá. Nós também já compramos o pãozinho do Loblaws, é bem gostoso. Beijos, Carol

Anônimo disse...

Menininha!!!Voce nos passou Uma bela imagem do Ambiente Multicultural !E ,ponha staff ...de seus professores!Como deve ser interessante interagir ,com tantas culturas (numa mesma sala)e...original!!
Power Breakfeast...é...várias das perguntas daqui , vc. as respondeu neste post!!!Agora cá entre nós,acho q. sou mais o café da chinesa!!Hummmmm...Beijos.Lizete/Paulo