17.10.06

Balanço de um mês de imigração

Há exatos 30 dias (mais conhecido mundialmente como um mês), aterrisávamos no Pearson International Airport de Toronto. Entretanto, como já sustentou o sábio dos desajeitados cabelos e bigodes brancos famoso por seu E=m(c)2, a relatividade está aí para nos deixar com a sensação de que vivemos um ano em um mês! Tamanha a quantidade de providências que tomamos neste “relativo” espaço de tempo “batizado” de 30 dias.

O balanço é bem positivo. Nada de surpresas, tudo dentro do programado. Aliás, dizer que não houve surpresas não é um retrato fiel da realidade. Tivemos surpresas sim, mas todas elas muito positivas! Em homenagem aos estudantes de Física (querido primo Daniel, encontrando alguma incorreção no assunto me avisa hein?) e à Albert Einstein, segue um resumo do nosso primeiro mês no Canadá que resolvi batizar de “A Relatividade do primeiro mês do Imigrante”:

A conexão com o mundo – compramos nosso laptop e acessórios no terceiro dia de Toronto. Os celulares compramos no quarto dia. Para o imigrante que chega sem emprego e vai começar a vida por aqui, acreditem, estes dois ítens formam a “cesta básica” e são mais importantes que cama, geladeira e fogão. Adquira-os o quanto antes!

Os documentos Canadenses – demos entrada no SIN Card (sem ele o imigrante não pode arrumar emprego), no PR Card (o cartão que comprova seu estatus de Residente Permanente e teremos que apresentar toda vez que entrar e sair do Canadá) e o OHC (Ontario Health Coverage – a carteirinha que nós dará, após dois meses de carência, direito ao sistema de saúde público Canadense).

A saída do Hotel e a ida para um apartamento. O Hotel no Centro, apesar de mais caro, faz-se necessário nas primeiras semanas para quem não conhece a cidade. E o Grange Hotel é muito bem localizado. Foram duas semanas de andanças pelo centro com o mapa em mãos.

O encontro com os colegas blogueiros brasileiros e agora vizinhos de bairro. Este é um capítulo à parte. Os EBSs (como a Lu definiu em seu blog) encontros de blogueiros e simpatizantes são deliciosos e a tchurma é de primeira! Só sendo imigrante mesmo para entender a real importância da Colônia.

Ficamos membros do YMCA (suporte na busca de emprego) , da Co-op Mountain Equipment (aqui em Toronto se você não carrega um acessório desta loja você se sente à margem da sociedade. É impressionante a cooperativa!), da Blockbuster (afinal ficamos uma semana com uma TV 42 polegadas sem sinal de cabo), e por último mas não menos importante, da ESPETÁCULAR rede de bibliotecas públicas de Toronto. Não precisa nem dizer que toda semana eu vou lá emprestar livros (por enquanto sobre mercado de trabalho mas deixa passar esta fase...).

Nos matriculamos em um dos programas de aconselhamento ao imigrante na busca de trabalho oferecido gratuitamente pelo governo. O Maurício já está frequentando e o meu começou esta semana. Estamos em escolas diferentes. Resumidamente é isso.

Abaixo uma tabela que fiz com os gastos que tivemos neste primeiro mês por aqui. Trata-se de uma tabela que mostra o quanto gastamos (casal) e não sobre o preço das coisas. Portanto, para ter uma idéia aproximada para uma pessoa basta dividir por dois.

Claro que este tipo de coisa varia muito e depende também das escolhas feitas, do tipo de planejamento e a reserva de dinheiro. Entretanto, quando percebi que estamos completando um mês achei que seria uma boa fazer este levantamento (até para concluirmos que está dentro do que planejamos anteriormente) e , quem sabe, ajudar outros que estão pensando em vir para cá.

Uma coisa é certa – IMIGRAR é muito diferente de qualquer outro formato de viagem conhecido e exige muito mais tempo amadurecendo a idéia, planejando, levantando dinheiro e informações. Assim fica mais fácil superar dificuldades e continuar no caminho ESCOLHIDO com satisfação. É o que nos tem mostrado até agora os nossos cerca de 6 anos de planejamento.
ÍTEMOBSPreçoCAD$
Táxi do aeroporto para o hotelGorjeta incluída$52
Duas semanas de hotel no centroFlat sem café da manhã$1424
duas primeiras semanas de almoçocomendo em fast foods e salve os japoneses$300
Passe Transporte Públicocomo chegamos no meio do mês compramos dois semanais$120
Entrada Feira de Trabalho e Carreiraquase todo mês tem uma acontecendo por aqui$10
Laptopcompramos no terceiro dia$1000
mouse sem fioeu amo tecnologia$30
celulares Rogerscomo o imigrante não tem crédito,deixa um depósito com resgate em um ano$100
primeiro mês aluguel aptoem esquema compartilhado$600
jogo de cama casalQueen Size na Sears$60
colchão inflável queen sizemelhor que muito colchão por aí$45
bota de neve da PaulaResistente à água e à32 graus negativos$70
casaco inverno PaulaResistente à água e ao vento$100
Lumináriaé padrão por aqui as salas não terem luz no teto$10
Passe Transporte Público OUTUBROagora compramos o mês cheio com acesso ilimitado aos ônibus e metrô$200
Jogo de 44 Tapewares (assim que escreve?)aqui é acessório de primeira para levar o almoço para o trabalho ou escola$10
TOTALdentro do calculado em nosso planejamento$4303

13 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Paula!

Excelente o post! Pra quem está chegando dá uma excelente base! E, como nosso primeiro mês foi parecido!! :)
A única coisa que não tivemos que comprar foram as botas e o casaco... de resto, quase tudo igual!

E realmente, parece muuuuittooo mais tempo!

Bjos

M & J disse...

Olá, Paula Regina e Mauricio!!!!

Que bom que vocês estão já bem acomodados na casa nova. Muito legal esse post sobre os primeiros gastos!!!
Sempre fico a calcular quanto iremos gastar logo de cara, tentando prever despesas mensais e ver se cabe no orçamento.
Olha! Seu blog está ótimo! Obrigado!!!

Properidade!!!

Marcelo e Julia

Anônimo disse...

Olá, Queridos!!
Muito legal e bem pensado o post. Além de ser de grande ajuda para o Daniel que me parece estar pensando em uma viagem internacional depois do mestrado.
Adorei a citação sobre ele!!!
Mãe é mãe, né??
Muitos beijos!!
Tia Wania e Tio Junior

Anônimo disse...

Paula, acabei de comentar aqui com a Lé, seu post hoje está totalmente Excel!!!! Planejamento Estratégico puro!..rs

Dá gosto de ver essa organização toda. Qdo eu crescer quero ser assim!!!

Beijos
Zuina

Anônimo disse...

Ei amigos! Puxa, como o tempo vôo não? Um mês já? Amiga Paula, veja bem, este foi o post foi realmente matemático hein! Para quem acompanha o seu blog com o intuito de fazer o mesmo que vcs será realmente de grande valia. Mas cá entre nós: vc sentiu falta das planilhas de orçamento que vc fazia em seus planejamentos anuais de RoC e C&C hein? Adorei a tabela! bjs com sds

Anônimo disse...

Esqueci de dizer: estamos na fase de planejamento... escapou de uma! bjs

Anônimo disse...

Perfeito,Paula Regina!!!Conseguiu ,neste post,Unir:Física ,Economia ,Planejamento,Matemática ...Clareza e...EMOÇÂO!! Aqui,vai ,uma cooperação da Geisa (manda beijos):"Tupperware"...
E...Daniela,neste, tem uma "mãozinha" de Mauricio,pois ,se ,não me engano,essa Planilha "andou" em suas mãos ,na época da Europa ;Estados Unidos e...Canadá.
Estou certa ,queridos?Beijos,Lizete.

Anônimo disse...

Queridos leitores,
respondendo e esclarecendo fatos
amiga leslie eu estava mesmo com saudades das planilhas todas!! Vc acertou!
Zuina, vc esta ocupando meu lugar portanto esta no caminho para chegar la (eheheh)
Querida Lizete,
total engano seu! Esta planilha fui eu mesma quem fiz toda ! O meu marido nem tocou nela.
bjs

Anônimo disse...

Excelente post! Muito útil.... Adoro acompanhar a nova vida de vcs...
Beijos
Fernanda

Anônimo disse...

Amiga Paul,
ainda tenho que comer muita cenoura pra chegar lá!..rs
Por enqto eu vou tentando!
Estou te mandando uma notinha do Blue Bus sobre uma ação de mkt da Stella Artois (que eu adoro!) que está rolando aí em Toronto e que depois vem pra São Paulo. Legal, né?

Beijos!
Dani

Anônimo disse...

Olho sua planilha e olho para o post it amarelo que tenho pregado aqui na minha mesa. O que diz o post it? Segue, na íntegra: "para achar crescimento em %: pegar valor do ano atual e subtrair valor do ano anterior. Pegar a diferença e subtrair pelo valor do ano anterior. Multiplicar por 100".
Orientações de Mauricio. Ainda bem que eu anotei pq algumas pessoas nunca aprendem e as que aprendem imigram para o Canadá....
Muita saudade!!!
beijoca

Dani

Anônimo disse...

Caldeirinha!
Estou indo AGORA fazer uma cola dessa anotação!!!!!!

bjs!
Zuina

Anônimo disse...

Oi Paula, estou interessada neste programa e andei lendo seu blog. Sera que vc teria algum site e´pecifico onde eu poderia me informar a respeito da aplicação para trabalho no Canada?
Obrigada
Karine
karinerodrigues@gmail.com