24.5.06

O poder dos símbolos do novo país

O imigrante e o poder dos simbolos do novo país - Para uma mochileira de carteirinha como eu que já andou pelo mundo afora e teve contato com todo tipo de moeda estrangeira, ter em mãos, pela primeira vez, as moedas Canadenses não deveria ser tão emocionante! Em tese. A mesma querida amiga Dani Caldeirinha que me trouxe as "sobras" (a quantia total não ultrapassa seis dólares canadenses) de seu intercâmbio cultural realizado nas terras geladas, vive repetindo: "quem tem amigo não morre pagão"... Pois é Dani, você me emocionou ao me entregar as moedinhas do meu novo país!

Quando peguei a moeda de 1 cent de dolar canadense (adivinhem o simbolo cravado nela? um doce para quem respondeu a Maple Leaf...) me dei conta, naquele segundo, que aquela seria a minha moeda! Incrível a força dos símbolos quando realmente se acredita neles. Em um segundo aquela pequena moeda desencadeou um filme inteiro em minha mente. Flashs de todos os momentos de minha vida até agora me fizeram lembrar que o desejo de viver no Canadá existe dentro de mim desde sempre! Daí a força daquele simbolo!

Certa vez o jogador de futebol Cafu (inúmeras vezes rejeitado em testes de clubes famosos e nem por isso parou no meio do caminho e que, aliás, neste momento está na Suíça preparando-se para a Copa do Mundo) disse que sempre que perguntado sobre o que o motivava a continuar tendo a mesma disposição e vontade de jogar na seleção (para os que não sabem, esta será a quarta copa dele) ele respondia :"o mesmo desejo de menino de um dia jogar bola profissionalmente e ir para a seleção".....
Como entendo cada palavra do Cafu! Felizes aqueles que, desde sempre sem saber exatamente como e de onde surgiu, possuem um desejo muito forte em fazer algo (independente do que quer que seja) ! Uso a palavra DESEJO e não apenas VONTADE pois a considero mais forte (questão semântica. O que para a maioria das pessoas pode não parecer importante, para uma jornalista é, acreditem) ! O DESEJO te move em cada passo , a cada dia que levanta te move em direção a um único objetivo.
Outra amiga muito especial a Dani Zuim (Zuina para os íntimos) fala em ATENDER A UM CHAMADO!! De sua maneira brincalhona ela deu uma nova versão para o que nos move para o Canadá. Zuina querida, eu e o Maurício vamos atender a um chamado...Não sabemos exatamente a duração dele mas a prioridade é ALTA e urgente!

Nenhum comentário: