19.7.07

Futebol Poliglota

Sai hoje o adversário Argentino (ops!) da já finalista República Tcheca pelo Campeonato Mundial Sub-20 que esta sendo realizado aqui no Canadá e acompanhado de perto por esta apreciadora de um dos esportes mais democráticos do mundo. Basta uma bolinha de meia, um campinho de terra batida, duas riscas de gol no chão e lá estão, no mínimo, 22 pessoas se divertindo enquanto praticam esporte!

O jogo entre Argentina e Chile aponta para a vitória do arqui-rival e, consequentemente, para o sexto título (quarto dos últimos seis campeonatos) do país que consagrou “Dieguito” e o mesmo fez e ainda faz bastante esforço para se “desconsagrar” perante o mundo. Vamos combinar que imagem de atleta é o que menos vai ficar do que um dia foi um dos maiores jogadores do mundo!

Pevisões à parte, o fato é que morando em Toronto o futebol também ficou poliglota o que eu adoro! Temos acompanhado todo o campeonato pelas telinhas da CBC e da TLN o que significa uma verdadeira babel no que diz respeito aos idiomas dos narradores e também dos comentaristas!

A TLN (Telelatino) é um caso à parte e me diverti muito assistindo as partidas por lá. Assisti jogos com narração em espanhol (divertidíssimo o entusiasmo do narrador. Pelota para lá, pelota para cá), em italiano (não tão divertido mas com o mesmo entusiasmo e o meu intersse pessoal em recordar da penúltima copa do mundo quando estava na Italia e aprendi todos os termos em italiano) e o clássico estilo de narração britânico pela CBC que, muitas vezes, mais se parece com as legendas da Folha de S.Paulo em sua obviedade de ser! Foto com cachorro atravessando a avenida e a seguinte legenda: “Cachorro atravessa a avenida” Faça-me o favor! Até bandeira de objetividade em jornalismo tem limite, tudo nesta vida tem limite! Acho o caso da Folha até pior que a narração no futebol.

Até porque com a narração em inglês só tenho a ganhar com a apuração do ouvido e saber depois comentar em mesa de boteco em inglês os lances do jogo. Agora divertido mesmo é ouvir o narrador Mexicano dizer GoLaço , Golaço , Golaço.. em um som todo característico, além das expressões em espanhol que apesar de entendermos soam muito engraçadas pelo fato não as usarmos naquele contexto. É tudo de bom !

Nos jogos do Brasil pela Copa América então foi o auge! Que tal assistir à uma partida do Brasil com transmissão em espanhol e comentários em Português? Pois é, O TLN transmitiu jogos com o divertidíssimo e empolgado narrador Mexicano e o comentarista Brasileiro. O interessante é que eles não interagiam, um narrava, dava espaço e o outro entrava falando português muito surreal! Adoro morar aqui! O canal telelatino está se superando em sua salada de idiomas no mesmo jogo!


Agora, a única coisa que irrita mesmo destas transmissões é que, quando você menos espera, eles cortam o jogo no meio e entra um comercial! E é muito amador! Não raras vezes o narrador está falando e, sem sequer perceber, é cortado no meio para a inserção de um comercial que ocupa a tela cheia e você lá perdendo lances importantes do jogo! Ai os padrões de qualidade Globo! Ai se eles fizessem isso com os jogos de Hockey!

Quanto à final do Sub-20, antes que alguém me pergunte para quem vou torcer já vou logo dizendo que todas as minhas opções de torcida foram saindo uma a uma (Canadá, Brasil, Estados Unidos e Espanha). Entretanto vamos aguardar para assistir um bom futebol dos arqui-rivais mas não me peçam para torcer para eles não! Até apreciar um futebol bem jogado tem limite!


Ah! e o futebol Canadense? Pelo que tenho acompanhado das crônicas dos analistas por aqui, o quente mesmo é o futebol feminino Canadense que promete ao disputar o mundial Sub-20 que começará na China agora em Setembro. Taí outra coisa que eu adoro daqui, a mulherada jogando é valorizada. Elas jogam, fazem matérias, elas aparecem na TV, escolinhas de meninas jogando bola aparecem na TV - o máximo!

Um comentário:

Gean Oliveira disse...

Paula,

Por falar em futebol... o time daqui, o Toronto FC foi premiado e na temporada do ano que vem, 2008, vai sediar o "all star games" da liga. Muito bom ne?

Eu gosto do comentarista to GolTV, especialmente na copa america chamando nosso time de "samba boys" :)

Priceless!

Beijo