7.1.07

Quebrando recordes bons e não tão bons assim

Nesta semana que passou dois recordes foram batidos, um pelo Canadá e outro por Toronto. Um bom, outro não tão bom assim.

A boa notícia. De acordo com o Statistics Canada, o país fechou 2006 com uma taxa de 6.1% de desemprego, a mais baixa em 30 anos e o melhor comportamento do Mercado Canadense desde o ano de 2002, com a criação de 345 mil postos de trabalho. Veja o estudo na íntegra.

A não tão boa assim. Dia 5 de Janeiro de 2007 entrou para a história de Toronto por ter batido o recorde de temperatura mais alta para a estação desde o ano de 1997. Durante o dia, a temperatura chegou aos 11 graus POSITIVOS quando a máxima deveria ser de 2 graus NEGATIVOS!

Não se fala em outro assunto nos telejornais e com razão. Por conta dos já tão perceptíveis efeitos do aquecimento global, as estações de esqui e resorts de inverno estão sofrendo o impacto em seus negócios. A estação de esqui Blue Mountain, maior de Ontario, cortou 1.300 functionários após ter fechado suas operações no meio do inverno pela primeira vez em 65 anos de existência.

Dá pena de ver os Zambonis (caminhões que passam pelas pistas de gelo tirando o excesso de neve) descarregando água no lugar de neve. A maior pista de gelo no centro da cidade esta semana virou piscina devido às altas temperaturas.

Pode até parecer gostoso, à curto prazo, curtir um dia mais agradável por aqui mas é certo e preocupante que, à longo prazo, a natureza vai dar o seu revés. Se a neve não chega agora, em algum momento e fora de época, ela poderá vir mais forte ainda dizem os especialistas. É, parece que o mundo vai precisar começar a rever suas políticas ambientais sériamente ou então terei que tomar duas providÊncias…

- MUDAR O NOME DESTE BLOG e ME MUDAR PARA O ALASCA em busca de neve e mais frio.

Espero não ter que fazer nem uma nem outra.

3 comentários:

Paulo disse...

Paula, assistimos ontem no Fantástico a primeira de uma série de reportagens sobre o aquecimento global em nosso planeta. Aqui em Campinas está chovendo há quase 2 semanas direto... já estamos nos sentindo em Vancouver.. :-)

:= disse...

Espero que o verão que vem não chegue ao 40 graus....
Aqui em SP vivemos um verdadeiro inferno até o Natal. Felizmente as chuvas vieram a temperatura amenizou um pouco chegando a 30 graus no máximo.
Pra mim isso ainda é muito!
Temperatura ideal é entre 19 e 23 graus!
Bjs

Anônimo disse...

Paula, aqui em Montreal tbm tá "quente" comparando a anos anteriores. Não sei se vc assistiu um filme recente chamado An Inconvenient Truth, mas lá diz que, se continuarmos assim, basicamente a Groenlândia vai derreter todinha e teremos uma nova era glacial cobrindo de gêlo praticamente todo o hemisfério norte e o oceano inundará a maioria das cidades litorâneas do mundo. É assustador !
Abraços !
/Fabio e Eliane.