11.12.06

Patinando no gelo


"Use protetor solar" aconselha o sábio e belo texto do mundialmente conhecido video Sunscreen (assista o vídeo acima). Cuide bem dos seus joelhos, outra boa dica do mesmo texto.

O protetor solar faz parte dos meus cuidados diários com a pele há cerca de cinco anos (sim, passar dos 25 anos e trabalhar por 4 anos com produtos de pele na indústria da beleza faz isso com a gente!).

Já os joelhos … Ah os meus joelhos…

Os pobrezinhos sofreram um bocado esta semana que passou. Durante toda a semana os utilizei como “pés” para montar os móveis. E fechando com chave de ouro no domingo fui me iniciar no mundo maravilhoso da patinação no gelo!

Juntei-me aos vizinhos mais “pros” no esporte - Carol e Fernando (os mega profissionais com um inverno canadense na bagagem e meus futuros companheiros de esqui), a família 3M, Luci e Rogerio (vizinha, valeu pelos patins!! esta semana adquiro os meus para domingo que vem) e os também iniciantes (bem, o Rafa não tão iniciante assim né Rafa?) Dani e Rafa e fui patinar.

Claro que durante as duas primeiras voltas na arena (um campo de hockey) tive a parede e as bordas como minhas fiéis escudeiras. Só para sentir segurança e perceber que podia parar em pé nos patins.

Na terceira volta disse a mim mesma que sairia da beirada e estaria pronta para o que fosse. Lembrei-me dos ensinamentos do meu mestre de kung-fu e todas as técnicas marciais (aprender a cair antes de qualquer coisa, etc) e fui..

Quando percebi estava patinando e…. aplicando as técnicas marciais de quedas!!!

Que delícia!! Eu não conseguiria descrever o que senti ao deslizar no gelo! Claro que ainda devagarzinho, pegando confiança e fazendo uma amizade com o gelo e com os próprios patins. E acho que para uma primeira vez eu diria que nos demos muito bem!

Claro que, quando comecei a ganhar mais confiança (patinei por uma hora e meia) e comecei a tentar colocar em prática como brecar, comecei a cair.

Tombos computados - 6 . Hematomas pelo corpo - 2 (um deles no joelho direito que já recebeu seu devido cuidado).

Como boa ex-praticante de arte marcial, trouxe meu kit gelol/cataflam comigo.
Já estava até com saudades de uns roxinhos pelo corpo, coisa comum na prática de qualquer arte marcial. Sem contar a saudade que eu estava de praticar um esporte, movimentar o corpo (mesmo que no começo mais para o chão de encontro ao gelo do que outra coisa).

Bem, agora que já coloquei uma hora e meia no meu “brevê” de patinação, e tive certeza que adorei a brincadeira, vou comprar os meus patins e começar a treinar. O encontro do time brasileiro é todo domingo. Sim, porque no ritmo que vai, teremos um time para competir nas olimpíadas de inverno de 2010 em Vancouver.

A pista onde começei é fechada e coberta. Muito apropriada para quem está começando por possuir as paredes e bordas tão amigas dos iniciantes. Entretanto, do lado de casa (a menos de 5 minutos a pé) existe uma pista à céu aberto que fica iluminada à noite e tudo. Precisa ver o movimento. É gente de todas as idades..Isso é o que mais estimula! Pequeninos de 2, 3, 4 anos de idade dando seus primeiros passos no gelo e toda a família praticando. Fascinante!

É lá que vou passar horas praticando uma atividade física. Ufa até que enfim! Quem me conhece sabe que meu corpo pede movimento e de preferência em lugares abertos (nunca curti esteiras, academias e afins.. Por isso sempre fiz basquete, arte marcial e até futebol. Algum esporte) . E nada mais apropriado agora do que um esporte no gelo e que eu possa praticar à céu aberto!!

Por enquanto vou de patinação que é mais barato (só vou adquirir um par de patins. Os mais básicos para iniciantes custam $ 30 e tenho praças de patinação onde posso patinar de graça). Mais para frente certamente entrará o esqui na minha vida.

O joelho? Depois de uma terapia caseira e algumas horas de compressas e gelol já está ficando pronto para domingo. Foi só uma pancada. Claro que com mais tempo de prática continuarei caindo mas pouparei mais o meu joelho como prega o belo vídeo Sunscreen..

13 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, vizinha!
Eu estou com vontade de começar a arriscar tb!!! :)

Bjos

Carol, Lucas e Fernando em Toronto disse...

Oi Paula, que bom que vocês gostaram de patinar. Em turma é sempre mais legal! Beijos, Carol e Fernando

Carol, Lucas e Fernando em Toronto disse...

Oi Paula, legal este video, não conhecia. Beijos, Carol

Ju disse...

Oi Paula!

Ai, ai os joelhos! Sinto falta do tempo em que meus joelhos eram saudáveis, aliás acho que nem lembro como era. A primeira vez em que eu desloquei a patela foi as 15 anos, e hoje 10 anos depois, como já é de se esperar eles pioraram, já foram várias injeções com fluídos no joelho e vários gessos em ambos e uma cirurgia que não surtiu muito efeito. Acho que se algum dia me arricar a patinar no gelo saio sem metade das pernas! rs
E siga o sábio conselho: Cuide dos seus joelhos!

beijos!

:= disse...

Estou louca pra ir pra Toronto so para poder patinar no gelo!
Em SP tinha uma pista de gelo num shopping, mas fechou ha muito tempo e como eu ainda não morava na capital, sò pude ir uma vez...mas ja foi o suficiente para colocar o bumbum no chão! Não consegui dar uma volta na pista. Os patins me machucaram, arrancaram a pele, fizeram bolha, enfim, um desastre! Espero ter mais sorte da pròxima vez!
Bjs

:= disse...

Sério que tem bastante Hello Kitty aí?
A Ju e eu vamos ficar doidas!
A menina que trabalha na Sanrio do shopping Ibirapuera até me conhece já.
Neste fim de semana fomos comprar presentes para as sobrinhas do Pedro e a vendedora se espantou porque eu ainda não tinha o cartão bônus de lá. fiquei com verginha quando ela disse: "É que você compra bastante aqui, pensei que já tivesse o cartão". hahahahaha
Falei pro Pedro que está na hora de frequentarmos outra loja!
As vendedoras tb são fanáticas por HK. Em 2 lojas da Sanrio que entrei elas quiseram saber onde comprei meu tamanho.
Aí fui eu que ri! Queriam o endereço da loja! Se você quiser sapatinho da HK tb é só entrar no site da Melissa, tá? hehehehe
Bjs

:= disse...

Ah, este post enorme que eu escrevi era só pra falar que eu já vi sim o BAND_AID da HK. Claro que fiquei doida pra comprar mas ainda não me machuquei, infelizmente.
hahahahhahahahah

Elaine Alves disse...

Olá Paula,
Que bom patinar, né....como moro em SP patinar fica só na vontade, mas vc pode praticar esqui também, alias tem outro nome, a decida é tipo zig zag, que serve para iniciante e o esqui é decida em linha reta, este realmente precisa de uma certa prática.
Bjs.

Anônimo disse...

Oi Paula! Amo esse vídeo! Me emociono toda vez que o vejo: a música é perfeita, o tom de voz maravilhoso e a mensagem espetacular! Sempre bom ver e rever!

Quanto a patinação, estou louca para patinar no gelo!!!!!!! Não no Brasil, claro... não tem graça! Em abril vou para NY e vou passar 1 dia em Toronto (dica da Ju)... será que ainda terá pistas ao ar livre??????

Quem sabe a gente não se encontra!

Beijos!

Fe

Anônimo disse...

so tenho o msn do mauricio qual o seu??????????????????????
lucasbx@hotmail.com

Anônimo disse...

Cair no gelo parece que dói mais do que cair no chão, não é??

Anônimo disse...

Adoro esse vídeo... é uma verdadeira lição de vida!
Boa sorte com a patinação!

Anônimo disse...

PARABENS!! BENS!!!!BENS!! BENS!!!!
PELO ANIVERSSÁRIO, PELAS ESCOLHAS (INCLUSIVE DO MEU FILHO),PELA PESSOA MARAVILHOSA QUE VOCE É, PELO TIPO DE VIDA QUE LUTOU BRAVAMENTE PARA CONQUISTAR.
PARABENS, HOJE É SEU DIA , CURTA TODOS OS MOMENTOS.e CONTINUE ESPECIAL, COMO HOJE E SEMPRE! ABRAÇOS E SAUDADES .
NEUZA HUMER