18.3.07

Cheques "Assustados"


Alguém aí tem notícia de proprietário de imóvel que esquece de depositar o cheque do inquilino e demora uns quinze dias depois da data combinada para fazê-lo? Tudo bem vai, isso não é lá muito comum mas acontece vez ou outra. Fica pior, que tal proprietário que perde 7 cheques (de março até o fim do nosso contrato) de uma vez? Este é o ilustríssimo proprietário do nosso apartamento!!

Sim, ele teve a capacidade intelectual! Não tentem fazer isso em casa pois exige muito treino e dedicação para que sete cheques criem perninhas e saiam todos juntos voando! As imagens são impressionantes! Isso porque por aqui é muito comum você já deixar os cheques pré-datados e nominais dos respectivos meses do aluguel até o final do contrato com o proprietário.

Quinta-feira por volta das dez e meia da noite voltando do meu curso no Seneca (já com o cérebro mais do que derretido e querendo logo descansar) pego o recado da Janet (ainda bem que ela existe! é a nossa corretora aqui e nos representa junto ao corretor do proprietário do imóvel) pedindo para eu entrar em contato sem deixar mais detalhes. Eu logo pensei - "aí vem problema". Vamos à ele. Eis que a Janet me conta o até então para mim era inimaginável!

Sexta de manhã lá fui eu para o banco falar com o gerente e após bater um papo agradável do tipo "então menino, você consegue imaginar que o proprietário do meu apartamento conseguiu perder 7 cheques!. Eu quero outro "landlord" este é muito desorganizado", brincava eu com o gerente que acompanhava o meu inconformismo e de volta me perguntava "Onde você está alugando?"

Para sustar (o incorreto mas famoso e engraçadíssimo "assustar") um cheque no nosso banco aqui custa $10 por folha. E graças à minha mania de manter documentos organizados e à preciosa dica da Janet de fazer cópia dos cheques emitidos eu tinha guardado toda a numeração dos cheques "alados" e resolvemos isso de uma maneira muito simples.

Uma vez que vou ter que emitir todos os cheques novamente, os $70 serão descontados do preço do aluguel em um dos cheques e lá vou eu novamente fazer a cópia de mais 7 cheques e guardar muito bem guardado. Vai saber se estes também não resolvem dar uma voltinha por aí antes de serem depositados na conta do proprietário!

Para "assustar" um cheque por aqui basta chegar no caixa (aqui conhecido como Teller) e usar o termo STOP PAYMENT (literalmente parar pagamento dos cheques em questão ou seja não receber aqueles cheques). "Elementar meu caro Watson!". A simplicidade e lógica aplicadas ao idioma inglês nunca vão dar chance para termos incorretos mas engraçados como os cheques "assustados!" e neste caso voadores.


4 comentários:

Anônimo disse...

Tem gente que consegue proezas inimagináveis mesmo...vai entender!
saudade
beijo

:= disse...

Acho que vc deveria ter 7 meses de aluguel grátis!
bjs

Carol, Ênio e Leila disse...

Olha, comigo já aconteceu parecido, mas não foi esquecimento não, foi desonestidade mesmo. rs O dono do apartamento disse que não tinha caído na conta dele o dinheiro e perguntou pelo comprovante. Eu, que sou muito organizada, tinha perdido, claro. Mas como conhecia o gerente da conta em que fiz o depósito, consegui, olhando toda a fita do caixa daquele dia, encontrar o depósito e descobrir, inclusive a conta que tinha caído e tudo mais... Enfim, o dono do imóvel ficou bastante irritado dizendo que a gente tinha quebrado o sigilo dele, mas acabou me dando o recibo. Até pq eu disse que queria que ele me desse, por escrito, uma declaração de que não havia sido depositada, na conta dele, no dia x, a quantia de x reais e x centavos para eu poder processar o banco. rs Evidente que ele não podia fazer isso, não é?

Um abraço,
Carol

Daniele disse...

Voces usam banco ou Credit Union? Credit unions tem interest rates melhores que bancos, e tambem tem free checking. Ou seja, a maioria das transacoes sao de graca.

Boa sorte!!!