30.8.10

um pouco de História

Ontem, em uma das minhas incursões diárias pela biblioteca do lado de casa (acho que já disse aqui que é o meu local favorito da cidade), peguei um achado! Havia tempo eu não fuçava a parte dos DVDs. Independente de procurar livro, CD ou DVD, eu sempre busco pela folhinha vermelha da bandeira canadense primeiro. Uma maneira inteligente que a biblioteca encontrou de catalogar e avisar o usuário que trata-se de autor-cantor-filme canadense.

Enquanto estrangeira na terra que escolhi para chamar de segunda pátria e minha casa, procuro sempre ler um pouco da História do lugar. Na verdade, sempre fiz isso até para viagens curtas a outros países e cidades, antes mesmo de me tornar uma expatriada. O caso é que em vivendo no local tenho mais curiosidade ainda para aprender o que e quem veio antes, porque as coisas são como são e como o país chegou até aqui. E com essa minha mania, eis que fui apresentada, através de um filme que recomendo a todos que querem conhecer um pouco mais da história recente do Canadá, a um dos mais importantes personagens de sua história contemporânea - Tommy Douglas!

A História dele inspira! Adoro conhecer a biografia de almas idealistas e que, acima de tudo, trabalharam duro em direção aos seus ideais. Melhor ainda quando esses ideais atendem a um coletivo, no caso, a toda uma nação! Não foi fácil a luta de Tommy Douglas, ele teve que quebrar conceitos, enfrentar lobbies, elitismos e paradigmas estabelecidos. Então se você mora no Canadá e ou pretende vir para cá, coloque aí na sua lista de lição de casa aprender um pouco sobre esse fascinante personagem conhecido como o "pai do sistema de saúde pública do Canadá".

Utopia minha querer uma sociedade justa em todos os seus aspectos. Entretanto, se há algo bem próximo disso, chama-se sistema público de saúde canadense e o responsável por tudo isso chama-se Tommy Douglas. Um homem com a História dele e que disse (e lutou por!) o que transcrevo e humildemente traduzo abaixo, merece o meu mais profundo respeito e a minha mais sincera admiração!

“I felt that no boy should have to depend either for his leg or his life upon the ability of his parents to raise enough money to bring a first-class surgeon to his bedside. And I think it was out of this experience, not at the moment consciously, but through the years, I came to believe that health services ought not to have a price tag on them, and that people should be able to get whatever health services they require irrespective of their individual capacity to pay.”(Nenhum garoto deveria depender, nem as custas de sua perna ou de sua vida, da capacidade que seus pais possuem de ter dinheiro suficiente para trazer um bom cirurgião até seu leito. E, eu acho que por conta dessa experiência por mim vivida, não no momento conscientemente mas com o passar dos anos, eu passei a acreditar que o acesso aos serviços de saúde não deveriam ter um preço atrelado a eles, e que as pessoas deveriam poder ter acesso a todo e qualquer tipo de serviço de saúde que precisassem, independente de sua capacidade indivudal em pagar por tal.")
T. C. Douglas, The Making of a Socialist, p. 7.


The religion of tomorrow will be less concerned with the dogmas of theology and more concerned with the social welfare of humanity.” (A religião do amanhã estará menos preocupada com os dogmas da teologia e mais preocupada com o bem estar social da humanidade)
Research review, 1934

Nenhum comentário: