2.8.10

Celebrando Simcoe

Simcoe quem? Mesmo que você more em Ontario as chances de você saber de quem eu estou falando são pequenas. Até porque se você mora em Ontario neste momento você deve estar fazendo tudo , menos lendo o meu blog! Claro, quem mora aqui sabe o principal : hoje é feriado (facultativo mas feriado para muitos). E o que o senhor Simcoe tem com o fato de estar fazendo um dia lindo de verão por aqui que as pessoas estão aproveitando à beira da piscina, em suas casas de veraneio, ou até mesmo meditando, lendo e escrevendo enquanto seu filhote tira uma soneca como eu:) ? Tudo!

Sempre gostei de saber a História por trás dos feriados. E até ontem me perguntava porque hoje é feriado por aqui. Então fui pesquisar. Tá bom vai gente, feriado é sempre bom não importa o motivo, mas eu tenho essa mania vai, será que sou só eu? Pois bem...

O sr. Simcoe foi o primeiro governador do "Upper Canada" , como antes era conhecida a provincia de Ontario em 1790. Lendo o jornal dessa manhã fui obrigada a concordar com o articulista que debatia o fato de o feriado ser chamado de "Civic Holiday" e não levar o nome de John Graves Simcoe. O "cara" merece gente! Afinal de contas se você mora em Ontario e não está lendo meu blog hoje é porque está curtindo o feriado graças ao Simcoe! Tá bom vai, ele merece por outros motivos:)

Veterano da "American Revolutionary War", Simcoe certamente deixou sua marca em Ontario durante os quatro anos em que foi "lieutenant-governor" nos idos de 1790. Ele mudou a capital de Niagara para Toronto, que na época chamava-se York, iniciou as ruas Yonge e Dundas como principais eixo de ligação norte-sul e leste-oeste (quem mora em Toronto sabe a importância desses eixos de ligação para a cidade), acabou com a importação de mão de obra escrava e introduziu o sistema legislativo baseado na "English common law".

Claro que como todo personagem Histórico, Simcoe tem seus criticos que diziam ter ele o desejo de implementar aqui o estilo aristocrático britânico e estabelecer a Igreja da Inglaterra por aqui. Mas que personagem não tem seus críticos? Ah, para confundir um poquinho mais aqueles que não faziam idéia do motivo desse feriado existir, outras cidades da provincia batizaram o feriado com outros nomes!

Políticos de Ontario, vamos dar um crédito ao senhor Simcoe e batizar o feriado com o seu nome? Afinal, o sujeito merece não é mesmo? Agora me vou pois tenho um feriado inteiro pela frente para aproveitar, um marido em casa para me ajudar com os afazeres enquanto eu descanso e um filho lindo que depois de acordar vai passear bastante conosco sob o sol de um dia lindo de verão. Tudo, graças ao senhor Simcoe!


Nenhum comentário: