19.2.09

NAMASTÊ!

Uma das coisas que mais gosto sobre morar em uma cidade como Toronto (assim como era em SP em certo grau) é o fato de ter o mundo aos meus pés. Eu adoro principalmente porque experimentar é o meu negócio e, não por acaso, o do meu marido também:)

E domingo passado fomos "experimentar"  o hinduismo aqui em Toronto ao visitar o templo hindu Shri Swaminarayan Mandir que, independente de sua filosofia de vida ou crença, é muito digno de sua visita apenas pela beleza arquitetônica! O templo é um destes monumentos que parecem ter vida própria!

Se você for visitar o templo, peça para os dedicatos voluntários que lá trabalham para lhe contar como o templo foi construído e você vai ficar impressionado! Por se tratar da casa de Deus para os hindus, trata-se de um local que transmite muita paz e que é aberto ao visitante, independente de crença, com entrada gratuíta. 

Como um conhecido meu Indiano havia me dado a dica de que próximo ao templo havia um restaurante hindu, portanto vegetariano, claro que eu e o marido saímos do templo e fomos almoçar lá para experimentar algo novo, ou seja, a gastronomia hindu-vegetariana. Claro que nós éramos os únicos não indianos que estávamos lá porque o Sayona (que não é propriamente um restaurante mas uma mercearia hindu que serve o bandejão hindu) é daqueles lugares que apenas a comunidade Hindu-Indiana frequenta, ou seja, garantia de que estamos tendo a verdadeira e original experiência hindu! 

Como éramos os únicos "estrangeiros" lá é claro que tive que abordar um indiano que comprava comida e trocar umas idéias com ele sobre o que comer e como comer:) E lógico que foram todos muito simpáticos e pacientes nos tratando muito bem porque vamos combinar que qualquer um acha o máximo este tipo de coisa não é? Como quando nós brasileiros recebemos em nosso país um estrangeiro aberto a provar da cultura, da culinária, enfim... A mensagem que o estrangeiro passa é - eu quero conhecer a sua cultura, os seus valores. E quem não fica feliz com isso?

Claro que eu experimentei tudo mesmo sabendo do gosto um tanto quanto picante dos indianos quando o assunto é comida e mesmo sabendo que o meu paladar não tolera muito coisas picantes. Algumas coisas eu gostei, outras não. Já o marido, em geral, gostou mais do que eu porque o paladar dele aceita mais o mundo picante. Ao final do almoço fomos para a degustação dos doces indianos. Estes sim eu já os havia provado uma vez e gostei de alguns. O negócio é que no Sanoya há um mundo de variedades de doces e aí eu comecei a pedir para o moço colocar um de cada no saquinho e, de novo , a simpatia em nos deixar provar antes de comprar pois estava na cara que nós não tínhamos idéia do sabor de alguns ali. 

Então se vocÊ for comprar os doces indianos e não gosta de nada amargo (sim, há doces indianos amargos) então fique longe da categoria "Winter Sweets", os doces do inverno. Quando o atendente nos deu um desses para experimentar já foi logo avisando: "It is bitter but it is good for your health" Neste meio tempo o "doce" já tinha atingido a minha língua e aí foi a coisa mais amarga que eu já havia provado na vida affe! O marido disse que lembrou chá de folha de boldo eeerrrggg! Só de lembrar me dá arrepios .... Nós agradecemos a gentileza do moço e voltamos para o lado dos doces realmente doces e aí , estes sim são bons para o meu paladar porque como dizia o caboclo - "De amargo já basta a vida rsrs"


8 comentários:

Der Doppelgänger disse...

Olá. Lindas as fotos e quanto aos "docinhos", faz parte da adaptação...;-)

Cheers,

Der Doppelgänger

http://canadasaga.blogger.com

Camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila disse...

Oi, Paula Regina,

Acompanho seu blog há um tempo, mas nunca comentei... Mas não podia deixar esse post passar em branco.

Ainda estou no processo de imigração (estou aguardando o resultado dos exames médicos que fiz essa semana), e devo ir com meu marido para Montreal no verão.

Me interesso muito pela cultura indiana (yoga, meditação, hinduísmo) e fiquei encantada com essa visita que você narrou. Deu vontade até de experimentar o doce amargo. hehehe

Você sabe se em Montreal existe algum centro sério como esse? Pelas pesquisas que faço na internet, vejo que tem muuuito mais coisa em Toronto que em Montreal, a exemplo de centros de mestres indianos pelos quais me interesso como Sai Baba e Paramahansa Yogananda... Uma pena (pra mim, pelo menos).

Bom, vou voltar por aqui em breve, com certeza!

Um abraço e namastê!

Familia 4M disse...

Oi Paula
Tbem isso é uma das coisas que me atraem no Canada, essa diferença de culturas e podemos conviver de perto com tudo isso, uma experiência unica
Namastê..o Deus que há em mim, saúda o Deus que habita em vc!

Paula Regina disse...

Oi Camila,

Primeiro boa sorte com o seu processo! Quanto ao fato de Toronto ter bem mais cultura indiana do que Montreal, há uma explicação simples e lógica para tal: por algum motivo, as duas comunidades que mais imigram para Toronto são a Indiana e a Chinesa por isso viver em Toronto é praticamente uma experiência Asiática viva! Já Montreal recebeu e recebe muito chinês também mas nem tanto indiano. Em Montreal há muito imigrante latino, por lá você vai encontrar bem mais Mexicanos por do que aqui em Toronto por exemplo.

De qualquer maneira, por coincidÊncia esta semana estou iniciando meus estudos em Sahaja Yoga que oferece aulas gratuitas por todo o Canadá. Dê uma passada no www.freemeditation.ca e veja se gosta porque eles também oferecem aulas em Montreal.

Boa sorte!

Camila disse...

Oi, Paula Regina,

Muitíssimo obrigada pela dica!!! Vou pesquisar com carinho!

Um abraço!

Anônimo disse...

Oi, minha querida filha!Esta montagem , de slide, ficou muito boa, a música, casando , com as imagens, perfeitas!Vejo...várias vezes, pois passa uma calma muito grande!Com todo meu carinho , e, saudades, NAMASTÊ!

:= disse...

O templo parece ser realmente muito bonito.
Eu não era muito fã de comida indiana até ir a um restaurante com um colega indiano que me ensinou a comer. Fiquei fã do chicken beryani (um arroz com frango e especiarias) e do butter chicken com naan.
:)