4.6.07

Junho - Aberta a temporada de festivais na cidade

Não é segredo para ninguém que o verão não é, nunca foi nem nunca será a minha estação preferida do ano não somente porque o meu nariz sofre mais (aqui mais ainda por se tratar de um verão úmido) mas também porque sou uma pessoa calorenta por natureza. Entretanto, como a minha filosofia de vida manda tirar proveito do lado bom de tudo, este fim de semana botamos nosso bloco nas ruas de Toronto para tirar o máximo de proveito do que a cidade tem para oferecer de melhor no verão – os muitos festivais para todos os gostos e bolsos!

Como parte da programação do LuminaTO, aconteceu sábado à noite a inauguração do novo espaço do ROM e para comemorar, durante todo o domingo a visita à todo o acervo do museu foi de graça. Para tanto, bastava ir até o museu no dia anterior, programar a hora da sua visita e pegar o ingresso. Foi o que fizemos.

Uma vez que pegamos nossos ingressos para domingo e já estávamos por lá em um sábado lindo, resolvemos explorar o Queens´s Park que fica ao lado do museu. E qual não foi a nossa surpresa ao nos depararmos com o International Drumming Festival. Um prato cheio para pessoas como eu que possuem não somente o “pé mas o corpo inteiro na cozinha” e adora um batuque (devo ter sido negra em outra vida se é que elas existem!).

Passamos a tarde no parque em meio à rodas de percussão, comidas afro e barraquinhas de artesanato. Em um determinado momento eu me peguei salivando e pensando – “Um calor destes bem que poderiam vender uma cervejinha aqui não!” e no mesmo instante o Mauricio observa uma área cercada em torrno de uma barraca com mesinhas à sua volta (tipo um barzinho mesmo ao ar livre). Ao entrarmos pelo portão aberto do “chiqueirinho” eis que nos deparamos com a seguinte placa – Não é permitido bebida alcóolica além deste ponto!

UFA, há esperança para os “pingaiada” como se diz na minha terra! Havia cerveja gelada sendo vendida. A única interessante e curiosa situação é que os “manguaça” tem seu próprio cercadinho nos parques e claro que todos respeitam! Muito bom! Finalizamos o sábado com o sensacional show de abertura da nova ala do museu.

Para o show, estavam presentes o Premier (seria equivalente ao nosso governador), a chiquetéssima e elegantéssima da governadora geral (que representa o Primeiro Ministro e a rainha neste tipo de evento) e uma comportadíssima multidão que assistiu à uma hora de apresentação gratuita dos mais variados gêneros musicais!

Ponto auge deste show – lá pelas tantas em meio ao magnífico show dos tenores canadenses, toca o celular de uma moça ao meu lado e ela começa a falar alto (alto mesmo no celular e não desliga nunca!) Eu já estava ficando incomodada mas fiquei na minha quando ouço um homem muito bravo gritar para ela – "Shut this stupid phone off!@@@!!" e ela na hora desligou e se desculpou. É isso o que eu mais AMO por aqui! Estávamos em um evento gratuito, ao ar livre e mesmo assim o senso de coletivo e o respeito ao outro permanecem e os poucos que insistem em quebrar esta ordem pagam um MICÃO daqueles!! AWESOME!

No domingo à tarde voltamos para visitar o ROM com o ingresso de graça que havíamos marcado para as 13h e a visita vale muito à pena! Pelo início da temporada de festivais, os fins de semana prometem e o melhor de tudo é a quantidade de eventos gratuitos e de qualidade! E que venham os festivais italiano, grego, asiatico, brasileiro, etc.. Não vou perder um!

6 comentários:

Anônimo disse...

Paula,

Eu tenho a mesma intenção! O problema é que vc vai sim perder muitos festivais pois tem fim de semana que tem 3-4 no mesmo dia, em partes diferentes da cidade!

Mas vamos combinar de nos encontrar em um desses festivais qualquer dia desses...

Bjos

Anônimo disse...

Grande, Paula!!!! Excelente dica. Acabei de ir ao show do Spills no Harbourfront graças à sua dica. Cheguei em casa, li o blog, entrei no link e em alguns minutos lá estava eu... Salve Toronto!
Tudo muito organizado, aliás esta cidade é sinônimo de organização, sem aglomero, e os garotos não é que tocaram direitinho?! Q venha o verão e os festivais!
Bjs,
Cíntia

:= disse...

Legal a "delicadeza" do senhor ao pedir que a gentil dama desligasse seu celular, hahahahha
Infelizmente, se vc fizer um negócio desses por aqui com certeza a dona do celular, no mínimo xingaria minha mãe e depois me mandaria pra aquele lugar.
Isso sempre acontece no meu prédio e arredores em dia de jogo. Um grita e o outro manda calar a boca, em seguida vem a lista de xingamentos e elogios à mãe daquele que mandou calar a boca. O jeito é me divertir com tudo isso e dar risada.
Bjs

Ana Celia disse...

Oi Paula,
quase que nos nos encontramos de novo...;)

Alguem da RIM chegou a te ligar?

Bjs,
Ana

Anônimo disse...

Muito bom isso hein ?....deu água na boca... O pessoal por aí sabe mesmo movimentar uma cidade e aproveitar o clima bom...

:: ultranol :: disse...

Oi, puxa, legal receber um comentário seu... como que chegou ao meu blog? hehehe acabei de criá-lo... já coloquei um link pro seu blog no meu...
Obrigado pelas palavras de apoio... espero ter sucesso nessa empreitada!