16.5.07

Um ano de Era do Gelo

Maio de 2006 não foi um maio qualquer em minha vida (digo minha pois as datas do Maurício foram outras). Há um ano eu pedia demissão do trabalho, começava o aviso prévio e criava este blog.

E pensar neste primeiro ano de "Era" me fez voltar lá para trás meio que em uma retrospectiva e sentir que, apesar de todos os sacrifícios e esforços devotados ao projeto, estou cada vez mais certa do que fiz. Neste maio também comemoramos 8 meses de Canadá e claro que temos altos e baixos afinal de contas seria mentira se dissesse que é fácil lidar com as consequências emocionais de "largar tudo" e começar tudo do zero, principalmente neste primeiro ano.


A Luly bem escreveu certa vez em seu ótimo blog que para realizar este sonho de imigrar nós primeiro temos que dar alguns passos para trás para só depois de algum tempo (e aí varia de pessoa para pessoa mas em média pelo menos de um a dois anos eu diria) darmos os passos para frente novamente. Digo materialmente e profissionalmente falando pois em qualidade de vida demos zilhões de passos para frente sem dúvida nenhuma.

Aí lembrei-me do que gostaria de compartilhar com aqueles que estão se preparando aí no Brasil para este gigante projeto. O verdadeiro dia "D" do imigrante acontece quando se pede demissão (no meu caso de um ambiente de trabalho que sempre gostei muito e não tinha a menor intenção de deixar tão cedo não fosse o sonho maior de estar aqui) . Aí sim oficialmente começa a saga e a "ficha cai". Daí o nascimento do "Era" em maio de 2006.

Este blog nunca teve e continua não tendo pretensão nenhuma de ser algo didático ou até o que se pode considerar uma prestação de serviço. O Era nasceu da combinaçao entre a minha paixão por escrever e a praticidade em deixar os familiares e amigos informados sobre nossa vida no Canadá. Portanto, aqueles que vem me acompanhando neste tempo já devem ter percebido que realmente se trata de um "diário" (no formato e não na frequência) onde eu venho aqui ao menos uma vez por semana escrever um pouco sobre meus sentimentos, sacrifícios, momentos e afins.

Hoje, o que começou como o meu "querido diário" acabou por me proporcionar uma deliciosa experiência em receber comentários e até mesmo elogios de pessoas que eu sequer conheço. Além de poder ter conhecido pessoalmente os novos amigos daqui. Gostaria de aproveitar o primeiro aniversário do Era para agradecer aos carinhosos comentários e elogios que recebo sempre.


E quando perguntada se ao deixar tudo para trás no Brasil (trocando o certo pelo incerto) não deu uma pontinha de dúvida quanto ao que estávamos fazendo a resposta só pode ser uma - Dar, até deu mas não queriamos viver nossas vidas com a insuportável presença do "SE"... Fizemos um trato de não chegar aos 60 um olhando para o outro tentando imaginar como teríamos nos saído se tívessemos feito o que realmente queriamos enquanto ainda tinhamos força e juventude para tal! E isso é o que nos mantêm firmes e fortes na nossa luta por aqui, não carregamos o SE conosco!

14 comentários:

Nanny Kyrillos disse...

Parabéns Paula,
sempre acompanhamos vocês e algumas vezes você nos deixou emocionados quando ainda estávamos no Brasil.
Pena que ainda não tivemos a chance de nos conhecer pessoalmente, mas Toronto nem é assim tão grande, né não?!
Bjs

Diniz disse...

Pois é Paula,

Acho que todos nós temos este medo afinal deixar a nossa segurança daqui e voltar atras alguns passos (as vezes acho que a estrada toda) não é facil.

O nosso projeto começou maio, mas não com a demissão, e sim com a viagem para conhecer Vancouver. A partir dai tudo começou. Agora estamos esperando o pedido de exames.

Parabens pelo seu 1 ano de blog e assim como a Nanny, quem sabe não nos encontramos em Toronto ainda este ano...

Abraços e felicidades.

Diniz
rio-canada.blogspot.com

Sandro e Família disse...

Paula

Parabéns pelo primeiro aniversário do Era do Gelo, e como você disse o que surpreende é que o blog começa como um pequeno diário para a família, e quando nos damos conta fazemos parte da vida de várias pessoas que estão trilhando o mesmo caminho.

Abração

Sandro

Gean Oliveira disse...

Oi Paula,

Parabens pela data e que o sucesso de seu espaco continue sempre crescente.

Beijo e tudo de bom!

Anônimo disse...

Oii..Filha!! Querida!!É..E parece que foi ontem!!Meu Deus!!O propósito inicial,de nos deixar informados de suas atividades aí,foi plenamente cumprido!E como é bom,ouvir de grandes e próximos amigos,de parentes...conhecidos...os comentários (orais)a nós;que maravilha!! Que orgulho sentimos,de vcs!!E...ler os comentários de pessoas,que aprendemos a gostar,virtualmente!!
É mesmo,muito bom!AH!! E eu,comemoro,tb 8 meses de introdução ao mundo virtual!!Obrigada,queridos!!Graças a vcs ,estou aqui!!
beijos/saudades/Deus os abençõem....

Anônimo disse...

Paula
Parebéns pelo 1 ano do Era, e concordo com o SE, por isso mesmo que hoja estamos aqui, pois se voltarmos saberemos como foi morar aqui, e o SE nunca ficará em nossos pensamentos

:= disse...

Oi, Paula. Se tem uma coisa que eu desejo mais do que tudo é pedir demissão e mandar meu chefe para o quinto dos infernos! Nem aviso prévio eu vou cumprir e gostaria muito que tudo desse certo para eu pedir demissão no dia 28 de maio, quando ele completa 62 anos.
Por aí vc vê que realmente minha vida vai mudar (espero que pra melhor).
Acho que já disse isso aqui mas não custa repetir: parabéns pelo blog sempre divertido e tão bem humorado, além de muito útil!
Com certeza ele é uma forma muito gostosa de "conhecer" pessoas e fazer novas amizades.
Bjs

Ângela disse...

Oi Paula,

Primeiramente parabéns pelo niver do blog !! Nosso blog também faz 1 ano este mês, mas ainda estamos aguardando o Consulado (estamos esperando o pedido de exame).

Gostaria de sua ajuda, pois estou começando uma pesquisa para saber quais os melhores lugares (bairros) para se morar em Toronto e cidades vizinhas. Caso você não tenha conhecimento de outros lugares, pode me falar de onde você mora, pois quero pesquisar sobre escolas na região e analisar custo/benefício para chegar por aí com alguma coisa adiantada.

Só de curiosidade, sou a esposa do Diniz, do Rio-Canadá.blogspot.com.

Obrigada e abraços,
Ângela

Ângela disse...

Paula,

esqueci de colocar meu e-mail para facilitar sua resposta: angela.sun@bighost.com.br

abraços,

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Paula, parabéns pelo blog e pelas conquistas.
Também seguimos esse pensamento: se vai dar certo não sabemos, mas viver à sombra do SE é insuportável. Temos que tentar!
Bjs

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Paula, suas palavras só me enchem de ânimo. Por vezes eu penso em desistir, acho arriscado me mandar com a pequena, mas é que aqui não vejo nem ao menos uma luzinha, nem que fraca, no fim do túnel!
Obrigada pela força!
Bjs

Anônimo disse...

Um ano já?????????????? O tempo tá voando amiga... Vai fazer uma ano que eu quebrei o tornozelo tb!!! Vixi, melhor esquecer isso!
Quero dizer que indiquei seu blog para o IBest 2007! Já tem o meu voto! bjs da amiga le

Ana Paula disse...

Esse seu último parágrafo foi exatamente o que a gente pensou também. Pelo menos estamos tentando fazer uma história diferente! Difícil seria viver com o SE na cabeça a vida toda... parabéns pelo aniversário do ERA!

Anônimo disse...

Olá Paula, tem um tempinho que acompanho o seu blog, e então pela primeira vez eu tomei coragem para escrever-te. Estou mesmo precisando conversar com pessoas assim como vc, pois concordo em muito dos seus pontos de vista. Seria muito eu te dar o meu contato do msn? Minha história é muito parecida com a sua, e eu estou no dilema de ir tb com meu esposo...so que nos 2 temos uma pekena...e é ai que eu me envolvo em duvidas e medos, por isso busco conversar bastante com pessoas que ja estejam por ai, e que sejam beeem sensatas, assim, como vc, que ja acompanho a algum tempo. Bom, meu nome é Bruna e meu msn eh: ninha_dib@hotmail.com