16.2.11

Prazo de validade vencido

Venceu o meu prazo de validade para morar em apartamento. É gente! A sua lata de sardinha e o seu pão não possuem data de validade? Nós também...bem, eu pelo menos tenho e o meu venceu, expraiu, expirou, enfim acabou mesmo!

Na verdade não é de hoje que venceu o meu prazo para morar em apartamento, mas antes de ter filhos (e no meu caso um filho muito ativo e moleque graças a Deus) vamos adiando, adiando, adaptando, "gambiarrando" (gerundio para a ação de fazer gambiarras:) O bom e velho empurrar com a barriga. E quando você mora onde moramos há quatro anos aí sim que você vai adaptando mesmo. O lugar vale o sacrifício!

Moramos no paraíso dos pedestres! Explico: moro em uma região onde tudo, mas absolutamente tudo mesmo está ao seu alcance a pé, sem precisar de carro (o que para mim é o paraíso)! Ah, se há alguma coisinha que vc precisa fazer e que não está aqui aos seus pés, há duas (eu disse duas) estações de metrô a cinco minutos à pé! Ou seja, é o paraíso para quem, como eu, detesta depender de carro para fazer tudo e adora caminhar! Paraíso caro é verdade, mas o paraíso. Paraíso onde espaço é luxo! E eu preciso de espaço, meu prazo venceu gente!

Para se ter uma idéia do que estou falando, dê uma fuçada no Walk Score (um site muito legal que descobri agora nas minhas pesquisas por casa para morar). O site mede a "walkability" (ou seja, o quanto você pode fazer tudo à pé ou não) de um endereço. A ferramenta é muito útil para procurar um novo endereço para morar. E para o meu atual endereço ele dá "Walker's paradise", em uma escala de 0 a 100 o meu atual endereço alcança 97! E é de fato o paraíso nesse sentido.

Bem mas chegou a hora de trocar o paraíso do pedestre por mais E-S-P-A-Ç-O porque senão daqui a pouco vamos ter que sair do apartamento, eu e o marido, para o Arthur morar sozinho com toda a tralha que acompanha uma criança:)

No momento estou naquela parte chata de procurar uma casa para morar mas ja já acho nosso novo canto e claro que sei que vou trocar o paraíso do pedestre por algo um pouco mais dependente do carro (afinal a cultura da américa do norte é muito centrada no carro então não há como fugir muito disso se quiser morar em casa dentro do seu orçamento por aqui). Mas há sim como achar o meio termo e eu estou encontrando isso em Mississauga que ainda de quebra vai ficar bem mais perto do trabalho do marido. Tenho visto casas por lá onde chego em uma escala de 57, 60 no Walk Score, o que dá algo como "somewhat walkable" pagando o mesmo aluguel do nosso apartamento aqui com muuuuito mais espaço!

Enfim, e dá-lhe pesquisa, dá-lhe andanças... pois até o final de março vamos mudar e eu não vejo a hora! Já sei gente, vou tirar neve de frente da calçada, vou ter mais espaço para limpar mas vou também ter mais armários, quintal , jardim, horta e tudo que tiver direito e que já estava com muuita saudades desde que saí de uma casa, no interior de São Paulo, para ir para faculdade na "capitar" e onde começou a minha longa estrada de morar em apartamento. Afinal são 15 anos morando em apartamento para agora, finalmente, voltar às origens e curtir muito o meu novo momento casinha, maridinho e filhinho com um quintal para cuidar! Estou muito feliz e queria dividir esse momento com todos. Assim que achar a minha casinha volto aqui para contar. Agora embora pesquisar.

13 comentários:

Alexandra disse...

Outra opção, se vc quiser permanecer numa zona mais urbana, é alugar um andar de uma casa. Alguns são bem grandes (principalmente o terreo). E se vc aluga o terreo, fica com o quintal. Um amigo meu tem 3 filhos, nao tem carro, e mora num andar de uma casa perto da Danforth.

Alexandra

Alexandra disse...

onde eu moro eh 98 pra andar e 100 de transito ;) Tambem sou louca por um quintal mas só se for numa zona urbana... Morei no suburbio em Montreal, era 68 no walkability mas quase fiquei louca. Vc não via uma pessoa na rua!! E olha que onde eu morava fica a menos de 10 mins de caminha de 3 zonas comerciais grandes, uma estacao de trem, varios onibus, e 5 min da biblioteca e centro esportivo. Acho que o jeito pra mim vai ser encontrar uma horta comunitaria mesmo...

Boa sorte na pesquisa! Vc ainda encontra seu cantinho ;)

Paula Regina disse...

5 minutos da biblioteca para mim já vale o lugar mesmo que outras coisas estejam um pouquinho mais distante:)
Valeu a força Alexandra. bjs

Alexandra disse...

Acho que eu preciso de contato humano. Eu nao gosto de multidoes mas nao me sinto bem em lugares completamente vazios. Sei lah, me dah uma impressao ruim ver ruas e ruas sem uma pessoa andando. As casa podem ser lindas, as ruas arborizadas, tudo perfeito, mas se nao tiver vida humana eu me sinto muito mal. A biblioteca me salvou de ficar completamente deprimida mas foi por pouco.

Andréa disse...

Paula,

Moro em Mississauga num local em que o quesito "walkability" talvez seja um pouco maior do que vc tem visto como a média da cidade. É na interseção Eglinton West e Winston Churchill. Perto da minha casa tem praticamente tudo: community centre (com bibilioteca, piscina, salas para atividades etc); Loblaws; restaurantes (Boston Pizza, Swiss Chalet); sem contar o Erin Milss Town Centre, o segundo maior shopping depois do Square One (esse shopping fica a menos de 1km de casa). Isso tudo é walking distance mesmo até no inverno. Moramos em um condomínio de townhouses da Daniels Gateway, que pra quem não quer problemas, é tudo de bom. Quebrou alguma coisa, é só ligar ou mandar um email que vem alguém consertar. Se você ainda vai continuar no aluguel, é uma ótima pedida. Se quiser mais detalhes, entre em contato comigo em PVT.
Beijos e boa sorte!

Andrea

Franklin e Amanda disse...

Oi Paula,

Tudo bem?? Primeiro quero te parabenizar pelo blog, amei!!! Seu jeito de escrever é bem especial, parece qdo estamos lendo aquele super livro e nao queremos parar pra saber oque vai acontecer...
Bem, eu, meu marido e minha filhinha de 16 meses, moramos em Québec e estamos planejando nos mudar pra Toronto em meados de Setembro. Estou começando a pesquisar e gostaria de manter contato com quem ja esta ai... sei la, quem sabe vc pode me passar algumas dicas.. nossa maior duvida é onde morar no inicio.. aff, nao conheço nada ai...
Entao, se vc tiver um tempinho, me manda um email tah..
beijos,

Amanda
amandaromao@hotmail.com

Paula Regina disse...

Então Andréa, essa área que vc mora é considerada ideal para mim pois é exatamente como a área que moro aqui em Toronto. Estou procurando casas por aí sim mas o negócio é dar sorte de achar algo no momento certo. Eu cheguei a ver uma casa da Daniels Gateway, não me lembro agora onde, mas no caso estava fora do meu orçamento e era menor comparada a outras que tenho visto. Ah, não consigo entrar em contato contigo em PVT pois o link que vc deixou não me leva para lugar nenhum. Vc tem um blog? ou e-mail?
bjs e obrigada.

Mildred Davim & Flavia Araújo disse...

Olá pessoal,
Vcs acabam de ganhar o selinho dos blogs, passem em nosso blog para pegar.

http://remigalu.blogspot.com
Beijos
Mildred Davim

:) Família Feliz :) disse...

Casa é tudo de bom! Seu filho irá adorar, a cada dia uma descoberta mais emocionante do que a outra, a gente curte muito esta fase das crianças! Vale muito a pena todo o trabalho que temos.
Bjs Cristine

Lupatinadora disse...

Nada como morar numa casa - infelizmente não se pode ter tudo na vida.

Daqui a pouco já entra no esquema norte americano de dirigir de um lado pro outro do estacionamento pra não precisar andar, rs rs rs. Confesso que já estou fazendo isso!

Anônimo disse...

Realmente morar em casa é maravilhoso.
No Brasil sonhéavamos com isso mas o medo nao nos permitia realizar. Aqui conseguimos chegar lá, vai faze rum ano e estamos muito felizes. Tirar neve, tirar erva daninha, arrumar a bagunça da garagem nao é nada comparado a sensaçao de liberdade que se tem!
Boa sorte na escolha!

abraços
Erika

K disse...

Adorei a dica do website! Tb moro em apt e o meu endereço alcança 70! O que é considerável acima da média :) Apesar do meu prazo de validade de morar em apto ainda não ter expirado, sei bem o quanto a falta de espaço, acelera esse processo. Boa sorte na procura! Bjks.

Piaçava disse...

Eu sempre achei que iria morar em casa quando viesse para o Canadá, mas até agora não tomei coragem. Boa sorte na busca. Bjs