13.9.10

4 anos no Canadá - parte I

13 de setembro de 2006, nove horas da noite no aeroporto internacional de Guarulhos, São Paulo - Brasil. Duas pessoas, quatro malas de roupas e só. Só não! Frio na barriga, medos, sonhos, angústias, inquietações e principalmente muita alegria por saber que aquele vôo nos levaria ao primeiro dia do que acreditava ser a realização de um sonho, um projeto longamente planejado. Acredito ainda. Embora 4 anos de vivência mudam bastante a ótica das coisas.

Certamente que não sou mais a mesma pessoa. Ninguém é. Após 4 anos de uma experiência como deixar a pátria mãe ninguém sai imune. Nunca mais serei a mesma. Ninguém será. Nunca mais enxergarei o mundo com as mesmas lentes. Mas não é exatamente aí que está a beleza disso tudo? Sim, claro! E qual motivo, ou melhor motivos?

ANO I (fase lua de mel/turista) O encantamento e a descoberta do novo;
ANO II (realidade da descoberta) A adrenalina dos primeiros desafios mais pesados e a descoberta de uma força interior que nem mesmo você sabia que possuía;
ANO III (realidade nua e crua) com o verdadeiro conhecimento que só o amadurecimento de idéias e experiências traz chegam as primeiras decepções, revoltas e incomformismos.
ANO IV (poeira baixando) uma vez tendo a exata e real noção do que de fato é possível ou não, a poeira se assenta e inicia-se uma nova fase. A fase do balanço. Quanto pesa cada situação vivida? O que estamos dispostos a vivenciar dentro daquela realidade? E mais tantas perguntas ainda por serem respondidas ou não.
ANO V (balanço geral-conclusão da análise). Apesar de eu não ter vivido o quinto ano ainda, tenho certeza que esse acaba sendo um período das análises mais profundas e das conclusões mais benéficas para nós mesmos enquanto expatriados. Até porque apenas depois desses cinco conseguimos enxergar tudo com o distânciamento necessário para entendermos algo e sem o excessivo encantamento natural do começo que cega tudo.

E para comemorar os meus quatro anos por aqui e agradecer a todos que de alguma maneira, direta ou indireta, pessoalmente ou virtualmente, fizeram com que essa experiência transformadora se tornasse mais rica e mais suportável (nos momentos mais duros) , selecionei 300 imagens (divididas em 4 slides de 5 minutos cada para não cansar os que tiverem a paciência para ver) que publicarei aos poucos por aqui.

Muitos que me leem e que ainda não estão por aqui não estarão nas fotos mas eu deixo desde já o meu mais profundo agradecimento a cada palavra de carinho e cada comentário que me ajudaram muito nestes últimos anos. Esse espaço é o meu divã acreditem! Já quem está aqui e chegou mais ou menos junto comigo, pode procurar que você está aí em uma das imagens. O meu muito obrigado a cada um de vocÊs sem os quais nada do que vivi teria tido tanta cor!




6 comentários:

Familia 4M disse...

Paula
Parabens pelos 4 anos de Canada...
Que venham muitos outros pela frente ainda mais intensos quantos estes que passaram
Bjs

Com o pé no Canadá disse...

Fiquei emocionada com o post. Principalmente com o comecinho onde vc relata a sensação no aeroporto. Estamos iniciando o processo e só de pensar nesse momento de partir me dá vontade de chorar....rsrsrs ok ok... mas vamos viver o momento... por enquanto choro pela demora do meu pedido de documentos.

Abraços e parabens pelos 4 anos de jornada.

lizete disse...

Pois é , minha linda.. ontem , seu pai e, eu , comentávamos exatamente este momento " sua saida do Brasil, com a alegria de um sonho realizado!"
Ficamos por aqui , sempre dando forças, com o coração , muitas das vezes apertado, engolindo o choro ( como você mesmo diz)mas.. tendo sempre a convicção e crença , de que foi algo muito bem planejado, em busca de uma melhor qualidade de vida!Sim, sopraram ventos a favor.. ventos contra , mas vocês nunca ficaram à deriva!SEmpre seguiram navegando e, principalmente NOS PASSANDO TODOS OS DETALHES DESTA NAVEGAÇÃO!Vocês( desculpem leitores , já misturei o plural , rsr ) Porque , meu querido genro, também é o grande responsável , por esta jornada e , vencimento de barreiras!MAS , O MELHOR DE TUDO ISTO, É QUE VOCÊS NOS PRESENTEARAM COM ESTE SER MARAVILHOSO , NOSSO QUERIDO NETO ARTHUR, UM ANJO , JÁ COM DUPLA CIDADANIA!Isto é indescritivel: a EMOÇÃO DE SER AVÓ/ AVÔ!Beijos e Parabéns a vocês por terem tido a coragem e a garra ; nunca nos passando algum desânimo!Beijos, nesta bochecha mais linda do Arthur!

Anônimo disse...

Paulinha, me permita, não é só a alma e a vida de quem parte que muda. Mudamos nós pais que ficamos,mudam os irmãos ,parentes, amigos e todos os que amam vcs que decidiram por essa experiencia de grande coragem . Estou feliz por vc. Pelo Mauricio. Pelo lindo Arthur !!!! Bjs, e estarei sempre aqui lendo o que vc escreve, conforme tive oportunidade de lhe dizer pessoalmente .

Fabio Testte disse...

Que honra poder estar em um dos slides !!

:-)

/Fabio.

Der Doppelgänger disse...

Obrigado por compartilhar. Me fez refletir muito.

Na verdade, o processo em si, apesar dos percalços, é a parte mais fácil de todas.

Cheers,

Der Doppelgänger

http://canadasaga.blogspot.com/