14.9.09

3 anos de Canadá

O tempo não anda para trás. A mente é que possui uma capacidade inesgotável de lembrar o que passou e, para tanto, não categoriza. Lembra o bom, o ruim, o feliz, o angustiante...Enfim, revive. Claro que nossa vontade ajuda a deflagrar o que estava guardado disparando as sinapses que nos interessam mais.

Eu particularmente nunca fui muito de datas e rituais formais. Não é de hoje. A última celebração mais formal de uma data específica que me lembro ter participado foram os meus 15 anos. Nada contra grandes e mais formais celebrações, acho até bonito - para os outros. Choro em casamentos de amigas minhas e conhecidos mas eu mesma casei apenas no civil e de lá segui direto para a minha lua de mel (ah, essa sim valeu!). Participo de formaturas e continuo achando lindo, mas em todas as minhas formaturas eu nunca quis participar dos momentos solenes. E nunca participei.

Sou assim. Prefiro achar que todo dia tem algo de muito especial que vem junto com eles e que observo à minha volta quando sinto o cheiro da flor, caminho em meio às arvores, vejo o sorriso de uma criança e sou acolhida no abraço de quem me ama. Sou mais o viver o dia a dia como se fosse o último do que ficar celebrando em excesso determinadas datas em um específico dia pré-determinado.

No entanto, há uma data que eu faço questão de celebrar e lembrar sempre! Ah, essa é sagrada. O tempo de vida que tem o nosso projeto de viver no Canadá. E hoje é o dia em que, há três anos exatos, aterrisávamos no Pearson (o aeroporto de Toronto) para arriscar, sonhar, chorar, sorrir, apostar, acreditar, crescer, aprender, ensinar, tropeçar, cair, levantar e cair de novo. Enfim, viver a mais enriquecedora de todas as experiências de nossas vidas - a imigração.

E como vivemos! E ainda estamos vivendo firmes e fortes na certeza de que fizemos a coisa certa. Aí você se pergunta se a coisa certa é imigrar para o Canadá. E eu respondo não! A coisa certa é seguir os seus mais profundos desejos mesmo que para isso você precise enfrentar enormes dificuldades e ser feliz por estar vivendo o que você escolheu para si e não o que lhe foi impingido!

Estar feliz por saber que, mesmo que a caminhada seja longa (e ela é), os primeiros passos foram tomados e não prorrogados. Que mesmo tendo tropeçado muito no início, a estrada vai ficando menos tortuosa com o passar do tempo. Que mesmo que a saudades de familiares e queridos amigos seja sua eterna companheira, seus entes queridos (aqueles que de fato te amam) estão felizes por saber que você está escrevendo a sua história!

E sempre lembrando que, ao contrário do tempo que não anda para trás e a montanha que insiste em ficar lá parada (como canta meu eterno ídolo Arnaldo Antunes), nós temos a obrigação de continuar escrevendo o nosso enredo de acordo com a melodia que mais nos encanta ao coração. Por isso, vamos pegar as sementinhas que plantamos nestes últimos 3 anos de Canadá e trabalhar duro para que elas um dia gerem frutos nessa vida que escolhemos para nós. Mesmo que para isso tenhamos que esperar os mesmos 10 anos que o pé de jaboticaba do quintal dos meus pais demorou para dar os primeiros frutos. Resultado : hoje, 24 anos depois, o pé continua lá dando belas e doces jaboticabas... Sempre!

Feliz aniversário de 3 anos para nós!

14 comentários:

Unknown disse...

Nossa Paula, lindo post...

parabéns por todas as suas conquistas!

AMEI o 1o parágrafo... é a mais pura verdade...

beijocas

Clau e Zé disse...

Lindo texto, como sempre!
Parabéns!!!!!
(eu tb não fui nas minhas formaturas e só casei no civil, sendo q não lembro a data :P)

Ana Celia disse...

Parabens, Paula!!!
E 3 anos passam voando, ne?

Bjks,
Ana

:= disse...

E eu não fui às minhas formaturas e nem casei no civil! rsrsrs
Parabéns por continuar firme nesta jornada de cabeça erguida.
Devemos sempre olhar "para o alto e avante"!
Bjs

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Ola,

Hj é primeira vez que comento no seu blog, Parabéns pelos 3 anos!
Lendo o seu post me deparei com uma frase que me fez muito, mas muito bem. Você disse:"Que mesmo tendo tropeçado muito no início, a estrada vai ficando menos tortuosa com o passar do tempo". Isto nos ajuda bastante, pois, as vezes, achamos que so nos atravessamos problemas nesta nova jornada!
Mais uma vez parabéns e obrigada pela dica :-)
Pri.

Lu e Mar disse...

Parabéns Paula!!!
Com certeza essa experiência é única na vida de todos...
E esses 3 anos é só o início de uma grande jornada, cheia de aventuras e aprendizados.
Obrigada por compartilhar conosco suas experiências.

Bjs,
Luciana

Gean Oliveira disse...

Oi Paula,

Parabens pela importante data. Parece que foi ontem que encontrei com um cara la no Centro, que tinha acabado de chegar :)

O tempo passa rapido, felicidades mil para voces.

Anônimo disse...

Oi Paula!!!!!! Hoje vc realmente me emocionou com suas palavras.Sinto vc bem próxima,por razões que vc bem conhece.Amigos dos filhos acabam se alojando em nossos corações.Parabéns para vc, para o Maurício e para as famílias que driblando a saudade estão todos os dias torcendo,vibrando com cada nova conquista e sempre de braços abertos para o que der e vier.Bjs,Vera Mano

Familia 4M disse...

Paula e Mauricio
Parabens pelos 3 anos
Lembro quando vcs chegaram e fomos almoçar lá no Richtree Market, lembra?
Há 3 anos atras..
E que venham muitos e muitos mais pela frente, agora com o Arthur para compartilhar
Bjs

Leslie disse...

Amiga, parece que foi ontem que vcs foram! Afê! O tempo passa mesmo! E vou dizer aquelo que sempre digo quando vc coloca um post de comemoração ao aniversário de vcs: continuem na caminhada que tenho certeza que muitas coisas boas ainda virão. Taí o Arthur pra confirmar a minha tese! bjs e até sábado!

Beth Blue disse...

Estar feliz por saber que, mesmo que a caminhada seja longa (e ela é), os primeiros passos foram tomados e não prorrogados. Que mesmo tendo tropeçado muito no início, a estrada vai ficando menos tortuosa com o passar do tempo.

Parabéns pelos 3 anos. E que venham muitos anos de aventuras e desventuras pela frente. Vivendo e aprendendo!

Anônimo disse...

Bom dia
Me chamo Luciana e sou de Salvador no Brasil e estou fazendo um pedido para pessoas que moram em lugares frios.
Eu estou querendo montar um bazar e se vocês tiverem peças de roupas usadas que não quiserem mais e se puderem me enviar. Eu agradeceria muito.
Obrigada
luss1975@hotmail.com
Luciana

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Lindo o post! Estamos caminhando para os 5 meses e de fato a caminhada é longa e tortuosa, mas seguimos em frente, esperando colher as jabuticabas.
Parabens pelos 3 anos!
Bjs
Renata

Claudia Gomes disse...

Segue a dica pra quem procura emprego
http://tochegando-oportunidadesnocanada.blogspot.com/

oportunidades de trabalho no Canadá pra quem fala portugês.