18.6.08

Contagem Regressiva

Em 87 dias Toronto vai respirar cinema com o início do Toronto International Film Festival e eu já estou em contagem regressiva para acompanhar bem mais de perto o festival deste ano se comparado aos outros dois anteriores desde que aqui cheguei. 

A abertura oficial ficará por conta da estréia mundial do épico de guerra Passchendaele do diretor, roteirista e ator canadense Paul Gross. É a história do Canadá sendo levada por um filho seu para a tela grande e pela bagatela de $20 milhões - dinheiro de pinga para as mega produções de Hollywood. O filme foi rodado em Calgary e Paul Gross conta a história da batalha da Primeira Guerra Mundial que contou com a presença de 50.000 soldados canadenses nos campos de Ypres, na Bélgica. 

Outra estréia que estou louca para conferir é resultado de uma co-produção Brasil-Canadá. Trata-se de Blindness - o filme dirigido por Fernando Meirelles e baseado na alucinada mas muito boa obra de José Saramago - Ensaio sobre a Cegueira. Quem leu o livro sabe do que estou falando e entende o motivo da minha ansiedade. Como diz o meu marido, que também leu o livro, "como alguém teve a capacidade de levar o surreal cenário deste livro para as telas do cinema!!". é marido, vamos ter que esperar para descobrir.

Além de querer conferir tudo, este é mais um evento que desde que cheguei no Canadá já estava na minha lista para voluntariar. Por isso, eu já me candidatei para, em julho, participar do recrutamento de voluntários. Este ano, quem sabe, chegarei ainda mais perto de toda a movimentação que o Festival proporciona para quem, como eu, ama cinema.


5 comentários:

Ana Paula disse...

Eu li o livro faz muito tempo. Realmente eh quase enlouquecedor. Deve ser interessante ver como o diretor passou isso pro visual.

K disse...

Humm... tô doida pra ver o filme do Ensaio Sobre a Cegueira. É um dos meus livros preferidos! Tomara que tenha ficado bom também na telona. Pena que, aqui no Rio, ainda vamos ter que esperar bastante pra isso...

Beijo,

K.

:= disse...

Eu tô doente pra assistir Blindness só que terei que esperar sair no cinema...
Bjs

Carolina disse...

Minha mãe que iria amar! Ela adora cinema!!!

abç,
Carol

MKT disse...

Ensaio sobre a cegueira é realmente ótimo! Tb. estou louco para ver o filme. ABraço!