17.10.11

Discutindo a relação de 5 anos

14 de setembro que passou completei cinco anos vivendo no Canadá. Eu não podia deixar essa data em branco mas como estava passeando no Brasil, acabou que não postei na data certa. De qualquer maneira, tamanho acontecimento ainda merece um post.

Costumo dizer que o imigrante passa, de acordo com o tempo que vive fora, por algumas fases em sua longa jornada longe de sua pátria mãe:

Primeiro ano - fase lua de mel, romântica e ainda extasiada pelo sabor da conquista em ter chegado em território canadense, o que não é pouca coisa!
Segundo ano - fase baixando a poeira e colocando as coisas no lugar.
Terceiro ano - novas conquistas, lutas, algumas frustrações e a luta por pertencer.
Quarto ano - início de um balanço, reflexões, estou no caminho certo? Qual o caminho certo afinal?

De alguma maneira, quem chegou aos cinco anos de Canadá acaba passando pelos estágios anteriores. Enquanto vivia os anos interiores me perguntava qual seria a etapa em que eu entraria ao completar cinco anos de Canadá. E eis que completei cinco anos!

Ainda não sei bem definir como chamaria essa fase dos cinco anos, portanto acho mais fácil pensar nela como o famoso DR (discutindo a relação).

Isso mesmo! Estou discutindo a minha relação com esse maravilhoso país chamado Canadá que me acolheu...Espera um pouco. Quem acolheu quem? Não raras vezes eu tenho minhas dúvidas de quem acolhe quem. Tendo a achar que o imigrante acolhe e adota o país escolhido muito mais e com muito mais fervor do que o próprio país em questão deveria fazer. Aliás, tenho certeza disso. E talvez aí resida o principal motivo pelo qual é muito natural encontrar os imigrantes discutindo a relação, não com o namorado ou com o marido, mas com o país. No caso, o Canadá.

Eu e ele (o Canadá) ainda estamos no início desse processo que não sei bem quanto tempo pode levar mas estamos fazendo um levantamento de quem deu mais em nome do que sabe? E como eu tenho esse hábito de fazer balanços de cinco em cinco anos em minha vida, nada mais natural do que discutir uma relação que já dura cinco anos! Onde quero estar em mais cinco anos? Como quero estar? Vivendo de que jeito?

É isso Canadá. Por hora sigamos em frente. De fato você me oferece inúmeras vantagens. Vantagens essas que, sei bem, só as encontro por aqui. Entretanto, ainda preciso ver muito mais do seu lado do que do meu para que sigamos com mais cinco e cinco e mais cinco anos juntos.

E nessa barganha, que é a relação do imigrante com o Canadá, ainda dou mais do que recebo. Não tem problema Canadá, dou porque posso, porque quero, porque tenho forças e amo viver aqui mas até quando? Mais cinco ou cinquenta anos? O tempo vai dizer e por hora sigo vivendo e cantando essa linda oração ao tempo que agora ouço na maravilhosa voz da Maria Gadu.

E que venham mais quantos anos forem possíveis e ou desejados e necessários!

6 comentários:

Fabio Testte disse...

PERFEITA a descrição das fases !!

Marcio disse...

LIndo post. Ainda mais para quem, como eu, ainda passa pelo longo e cansativo processo para ser aceito no Canadá. Parabéns pelo blog

Anônimo disse...

Avante que atrás vem gente!!!rsrs bjs Alessandra

Paula Regina disse...

pois é Fabio acho que entendemos um pouquinho sobre esse asunto, ou melhor, experiência:)

Marcio, obrigada e muito boa sorte no início da sua jornada!

Valeu Alessandra, é o que sempre digo todas as manhãs:)

Mude a Vida disse...

Olá Paula,

Acompanho seu blog desde quando estava no Brasil, estou em Montreal há 8 meses, não me lembro se já comentei no seu blog, me perdoe a falta... rsss

Adorei o post, faz me sentir aliviada por também pensar sobre isso (mesmo ainda estando na lua de mel).

Essa parte é perfeita: "Não raras vezes eu tenho minhas dúvidas de quem acolhe quem. Tendo a achar que o imigrante acolhe e adota o país escolhido muito mais e com muito mais fervor do que o próprio país em questão deveria fazer."

Ainda no Brasil a gente sonha e planeja tanto essa mudança, fica ansioso, perde o sono e acha que o tempo está contra nós, e só percebe que o processo realmente começa depois que aterrissamos aqui.

Beijosss
Margareth

Piaçava disse...

Acho que o Canadá ainda tem um longo caminho no que se refere a "acolher" o imigrante no âmbito profissional. É como eu sempre digo: o governo abre as portas da imigração, enquanto o empresário abre apenas uma frestinha na janela. O importante é que você é brasileira e não desiste nunca.rsrs Brincadeiras à parte, motivos para você comemorar não faltam, e os obstáculos que aparecem na nossa vida de imigrante só nos fortalecem. Bjs