18.4.11

Centros Comunitários

Lá se vão quatro anos e meio vivendo no Canadá e sempre morando bem pertinho dos Centros Comunitários (os "community centres" como eles chamam aqui:)! Percebi que não consigo mais morar longe dessas maravilhas que são um verdadeiro complexo de biblioteca, piscina, salas de ginástica e muito mais.

Há três semanas nos mudamos de Toronto para Mississauga e, ao procurar a nova casa, coloquei como prioridade ter um desses centros à uma distância que eu possa ir à pé de casa. E assim o fiz! Os últimos quatro anos morei a cinco minutos à pé do North York Civic Centre que virou minha segunda casa! Mesmo antes de o Arthur nascer eu não saia de lá tanto para atividades como palestras quanto para biblioteca. Depois que o Arthur nasceu então passava mais tempo lá do que em casa mesmo!

Mudei de casa, de cidade mas não de estratégia. Hoje estou à dez minutos à pé do Erin Meadows Community Centre. E novamente minha segunda casa. É lá que levo o Arhtur toda semana para o "Storytime" , é lá que empresto livros, vou à biblioteca, levo o Arthur para a natação e é lá que faço as minhas aulas de Cardio Kickboxing, encontro pessoas, faço amigos.

E o melhor de tudo é que faço tudo ou por um preço bem acessível ou gratuitamente como acontece com várias atividades. E a qualidade das instalações e dos programas é garantida! Não é para se apaixonar? Eu mudo de endereço mas os centros comunitários vão comigo para minha felicidade!

9 comentários:

MSilva disse...

Olá, Paulo, como vai? Acompanho seu blog há um tempo e adoro suas histórias, ainda mais essa sobre os centros comunitários. Não sabia que esses lugares eram exatamente como você descreveu no post. Quando entrei no site e vi o que você frequenta agora então eu achei maravilhoso. Deu ainda mais vontade de ir para Toronto logo. Vou tentar entrar numa Pós na George Brown College. Abraço!

MSilva disse...

Olá, PaulA, corrigindo rsrsrs

Paula Regina disse...

Oi Marcelo que bom que gosta do Era! Boa sorte com a sua pós e com todo o seu processo!

Lupatinadora disse...

Aqui na porta de casa temos um Community Centre. Como o bairro não é dos melhores, não frequentamos a parte de esportes, mas a biblioteca, não tem coisa melhor!

Piaçava disse...

A minha única queixa em relação a esses centros é que muita coisa é oferecida em horário comercial, portanto, impossível para quem trabalha em horário convencional; mas tirando isso, é tudo de bom. Quem me dera poder tirar mais proveito das atividades. Bjs

Paula Regina disse...

Então Piaçava mas acho que é justamente essa a idéia. Os centros comunitários acabam sendo uma excelente opção para aqueles que não trabalham fora, ou seja os que tem uma renda menor e mais tempo disponível tipo aposentados, mães com crianças em casa como eu, crianças , jovens,... Até porque quem trabalha fora tem uma renda maior e menos tempo e acaba pagando uma academia que é mais cara e coisas do gênero . Não que não consiga frequentar algumas atividades aos fins de semana mas acho que a grande sacada dos centros é justamente servirem de alternativa para quem tem mais tempo disponível e menos grana. Aí que está a beleza do sistema!

Nelson Filho disse...

Oi Paula, tudo bem?
Eu tenho lido alguns de seus posts e os considero muito úteis para pessoas que almejam morar no Canadá. Não sei se alguém já lhe perguntou isso, mas por que você publico um livro (pode ser até no formato de e-book) sobre a sua experiência de imigração?
Me parece que somente com os posts já publicados é possível fazer um bom livro.
Aqui no Brasil, as reuniões de apresentação do programa de migração do Québec continuam com uma audiência crescente... Veja que você já tem um público-alvo interessante.
Abraço, Nelson.

Paula Regina disse...

Oi Nelson nunca ninguém me perguntou sobre publicar um livro mas esse é sim um projeto meu uma vez que escrever é uma paixão!

O "causo" é que ainda não arranjei muito tempo para me dedicar ao projeto, agora estou com um pequeno em casa mas quem sabe nos proximos dois anos eu não consiga finalmente colocar em prática.

Quando tiver algo aviso os leitores do Era , pode deixar.
obrigada e boa sorte.

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Paula, o Erin Meadows também é quase que um anexo da minha casa e bato ponto pelo menos duas vezes por semana lá, que é verdadeiramente um paraíso.
Precisamos nos encontrar um dia desses. Mande seu contato por email pra mim e a gente marca.
relili_12@yahoo.com.br
Beijos