11.11.10

Honrando o sacrifício no serviço militar

A semana de 5 a 11 de novembro aqui no Canadá é dedicada a honrar homens e mulheres que sacrificaram suas vidas no serviço militar. Hoje, em especial, dia 11 do mês 11 as 11 horas, dois minutos de silêncio são observados em todo o país para prestar tributo aos homens e mulheres que deram suas vidas na primeira guerra, na segunda guerra mundial, na guerra da Coreia, no conflito do Afeganistão e em missões de paz. Também conhecido como dia dos veteranos nos EUA, o tributo foi introduzido em 1919 e marca o fim da primeira guerra mundial que aconteceu, um ano antes, as 11 horas do dia 11 de novembro.

Desde o meu primeiro ano aqui no Canadá, em 2006, faço questão de acompanhar o desfile e a cerimônia dos veterenos e militares e sempre me emociono muito. Entretanto, esse ano foi diferente. A emoção foi maior ainda. Em primeiro lugar, quanto mais tempo você vive em uma sociedade, mais você se insere em sua cultura, hábitos e costumes (e essa data é definitivamente muito importante por aqui). Há quatro anos acompanho pela imprensa e no cotidiano os episódios envolvendo militares canadenses.

Outro fator, acredito, é que agora sou mãe de um canadense (brasileiro-canadense melhor dizendo), levei o Arthur para o desfile e a nossa querida vizinha Kati colocou uma poppy no peitobdele. A poppy (uma florzinha vermelha) é o maior símbolo desse evento e toda a imprensa, cidadão, enfim, muita gente usa o símbolo durante essa semana.


Esse ano, além de ter sido o ano do nascimento de nosso pequeno, foi também o ano em que demos entrada na cidadania canadense. Todos esses motivos contribuiram sem dúvida para que eu me emocionasse ainda mais em relação aos anos anteriores mas acho que o maior deles foi ter visto nosso queridíssimo amigo e vizinho Peter liderando o 48th Highlanders of Canada! Que orgulho sentimos Peter e Kati queridos, em poder ter participado desse momento. Uma honra sem tamanho! (*O Peter é o da esquerda do seu monitor na foto).


Dessa maneira, não poderia deixar passar em branco e registrar aqui o meu mais profundo respeito e admiração, não só pelo nosso querido Peter mas por todos aqueles que honraram e que honram o sacrifício no serviço militar canadense. "Lest We Forget".

2 comentários:

Arthur disse...

Muito bonita esta homenagem e também super justa!
E que belo urbanismo e limpeza das ruas ai em TO dá pra ver pelas fotos!

Iane/Flávio disse...

Boa tarde Paula, nao sei se voce recebeu minha mensagem,achei mto interessante seu blog,suas experiencias,ja tinha enviado mais cedo,mais é pq nao sei usar isso aqui, hehe estou indo morar em toronto com meu marido daqui a um mes, se voce podesse me ajudar dando algumas dicas, meu msn é iane_pontes@hotmail.com
Obrigada pela atencao.