7.4.09

Trilhas Urbanas

Não era de hoje que eu queria explorar melhor as trilhas de Toronto e constatar que a cidade faz juz ao famoso slogan de "cidade dentro de um parque". Entretanto, uma estação chamada inverno canadense (sim, existe o inverno do resto do mundo e o inverno canadense:) até uns dias atrás nos levava para outras atividades, digamos assim, mais geladas como esquiar e patinar. 

Mas é chegado o equinócio de primavera no hemisfério norte e com ele as tão comemoradas temperaturas carinhosamente apelidadas pelos canadenses de "double digit" (isso, passou de 10 graus acima de zero o povo comemora muito e você também depois que passa mais de dois invernos por aqui:). Domingo que passou foi um desses belos dias de primavera com sol e a temperatura na deliciosa casa dos "double digit" (cerca de 13 graus), sem vento, ou seja, um excelente motivo para botarmos o pé nas trilhas urbanas de Toronto! (Abafa o caso que no dia seguinte a neve deu o ar da graça novamente em Toronto, de leve, mas deu...)

Para quem mora em Toronto, ou até mesmo vem a passeio, e ama natureza como eu, a cidade oferece uns tesouros "escondidos" em meio ao "caos" urbano. O East Don Parkdale é certamente um deles! Como queríamos realmente caminhar, fomos a pé de casa (moramos no norte de Toronto) e em uma hora de caminhada estávamos na porta do parque, mas se você não quer caminhar dentro da cidade e guardar energias para a caminhada no parque, basta descer na estação LESLIE do metrô e atravessar a rua e lá está você de frente para a entrada de uma trilha de 6 quilômetros que acompanha o East Don River entre a Steeles e a Sheppard Avenue, a oeste da Leslie Street!

Conforme as temperaturas vão permitindo mais e mais, afinal como cantava Tim Maia é Primavera ...., a idéia é explorar outras trilhas urbanas como a de Rosedale, o Humber River Valley, o Scarborough Bluffs e o Lower Higland Creek and East Point Park....Sem sair de Toronto. 

Se animou?  Então vá atrás do livro GREAT COUNTRY WALKS AROUND TORONTO de Elliot Katz e receba altas dicas sobre as trilhas urbanas de Toronto. 


4 comentários:

Ma disse...

Oi Paula!!
tudo bem?
acompanho se blog há algum tempo!
estou cada dia mais perto de chegar até aí!
abraço!

Fabi disse...

Que primavera????? ONDE???????? Acho que eu dormi e não vi o verão passar, só pode! Mas, realmente, as caminhadas pelos parques de Toronto são fantásticas. Depois faz essa começando perto da Danforth com a DVP, eu fiz de bike, amei! E valeu a dica do livro. Vou atrás. Bjokas, Fabi

PRGMELLO disse...

Que informação boa!
Eu que vivo fazendo trilhas aqui no Rio, não vou sentir falta nem disso... quando estiver aí.

Abs.
Paulo Mello

:= disse...

Menina, que coincidência! Tenho ido a pé do meu trabalho até a estação Don Mills (quando não chove, neva ou cai canivete), aí na quinta passada resolvi ir até a Leslie Station. 40 minutos depois cheguei lá, sem antes deixar de notar esta trilha a qual você se refere. Eu não tinha a mínima idéia do que era e estava curiosa. Eis que entro no Era e me deparo com esta surpresa! Se o "inverno primaveril" me permitir, quero dar uma passadinha lá, mas vou de metrô! hehe
Bjs