6.11.08

Yes, We Can...

Como curiosa que sempre fui, além da formação de jornalista e de ter crescido amando acompanhar os grandes eventos do mundo via cobertura jornalística, há dois assuntos que sempre adorei seguir mais de perto - história e política de qualquer país do mundo. O fato é que agora, morando aqui no Canadá e portanto sendo vizinha dos EUA, ficou ainda mais interessante acompanhar a história e a política do vizinho do sul como os canadenses gostam de se referir aos Estados Unidos da América. 

Acompanhei as eleições americanas bem de perto desde o início tanto sob o ponto de vista da imprensa canadense quanto da brasileira. Assisti a todos os debates, discursos, entrevistas, além das análises dos jornalistas mais inteligentes reunidos em um único programa chamado Manhattan Conexion (estava morrendo de saudades das análises cruas, inteligentes e ácidas do Diogo Mainardi e de seus não menos inteligentes e capacitados colegas Caio Blinder, Lucas Mendes e Ricardo Amorim). 

Enfim, ontem à noite discutíamos em sala de aula - liderados pelo melhor professor que já tive aqui no Canadá - (o cara já foi repórter do Washington Post e é um arquivo vivo da história e política dos EUA. Resultado, a aula dele é um deleite!) - as estratégias de comunicação por trás das campanhas eleitorais e como a Web 2.0 influenciou a maneira como os profissionais de assessoria de comunicação e estrategistas preparam suas campanhas de PR. Foi aí que o meu professor mostrou em aula este video baseado no slogan de campanha de Barack Obama, o  44 presidente eleito dos EUA. 

Independente de sua opinião politíca ou qualquer julgamento que seja, o fato é que Obama é um grande comunicador com uma habilidade de oratória impressionante que todo assessor de imprensa deseja em seus porta-vozes. O video realizado para sua campanha, assim como seu slogan de campanha Yes, We Can são espetacularmente bem feitos, produzidos e com o poder de persuadir.

Além deste vídeo, ambos os discursos tanto o de Obama quanto o de McCain aceitando a derrota são dignos de servirem como modelos de discursos bem feitos! Se você não é como eu e não ficou acordado na noite de 4 de novembro esperando para ver o discurso ao vivo, veja aqui o de Obama e o também muito bem conduzido discurso de McCain. Emocionante e parte da história!

Um comentário:

Gisela Garcia disse...

Oi Paula,tudo bem?
Me chamo Gisela, moro em Curitiba e estamos, eu e meu marido, dando entrada no processo de imigração.
Me identifico muito com seu blog pois também sou jornalista e também trabalho (sou completamente apaixonada) com assessoria. Minha intenção também é estudar essa área aí.
Gosto bastante de ler o que você escreve. Fiquei babando de vontade de ser uma mosquinha para estar na sua sala de aula, com esse professor "fodão", rs...
É isso, abraço
Gisela
se tiver tempo, leia meu blog:
http://minhasimpressoesdigitadas.blogspot.com/