22.9.08

Imigração para o Canadá no Bom dia Brasil

Hoje de manhã, ao assistir ao Bom dia Brasil graças ao alerta de minha mãe lá do Brasil, tive a nítida sensação de que a produção de um dos melhores telejornais da TV Globo leu o meu post aí embaixo sobre a "verdadeira verdade"  - como cantou um dia a banda Cidade Negra - de parte dos imigrantes qualificados que chegam ao Canadá e resolveu usar a minha sugestão de pauta para o jornal:)

Parece até que eles leram o artigo "A Cara do Brasil em Ontario" que eu escrevi para a Brazilian Wave baseado em alguns resultados da pesquisa recentemente realizada pelo Centro Brazil Angola e, certamente, leram a última pesquisa do Statistics Canada sobre o assunto.

Achismos à parte, o fato é que finalmente uma matéria tratou do assunto de uma maneira mais séria e de acordo com a realidade de muitos! Parabéns ao Bom dia Brasil, sua produção e principalmente ao Marchos Uchoa que conduziu tão bem a matéria. 

Para quem já está no Canadá e não tem Globo Internacional, vale acompanhar a matéria aqui.


7 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada, filha, pela parte que me toca!Estamos , sempre " ligados" em vc!E, parabéns, pois organizou rapidamente,seu BLOG!E, com que facilidade e, fluência!Pode ter certeza, não é bajulação de mãe, não, pois vc bem nos conhece!
Beijos.

:= disse...

paula, estavamos discutindo sobre esta materia e nao gostamos. Apesar de nao ter nenhuma mentira, ela foi tao tendenciosa quanto a anterior sobre p eldorado.
o caso da economista ficou muito mal explicado. Eh obvio que para continuar na profissao ela teria que voltar para os bancos escolares. Fiquei me perguntando em que situacao ela chegou aqui: foi legalmente? Ela falava ingles?
Nada contra ela ser cleaner mas acredito que se ela soubesse alguma coisa de ingles teria conseguido algo um pouco melhor.
ouco falar que qdo vc nao sabe nada de ingles so te resta ser cleaner pq nao tem como lidar com o publico e eh uma forma de vc ganhar um dinheiro honesto enqto aprende a falar.
sei que ha milhares de profissionais com diploma dirigindo taxi e fazendo outras coisas completamente fora de suas areas, mas ainda sim acho que a repirtagem deixou a desejar pq so apresentou o resultado final, nao disse como aquilo aconteceu.
enfim, esse assunto esta sendo bastante discutido e o unico merito que dou a reportagem eh que ela mostrou a realidade, embora um pouco fora de contexto.
bjs

Paula Regina disse...

Entendo seu ponto Jeanne. Entretanto, o que me faz elogiar a matéria são dois fatores em conjunto:

1- Sou jornalista e sei exatemente como funciona isso tudo. E justamente por isso, sei que sempre vamos achar insuficiente a contextualização em matérias de TV justamente por conta do tempo. O que não justifica matérias mal feitas mas eu realmente acho que esta foi bem feita e com o mérito de não tapar o sol com a peneira.Ao menos foi explicado na matéria sobre o sistema de imigração bla, bla, bla...

2 - e mais importante de tudo, é que acho que quando se discute esta questão da inserção do imigrante ao mercado de trabalho, fica-se gastando muita saliva jogando tudo no imigrante e fazendo perguntas como estas - de onde ele veio, como chegou , fala ingles bem, e coisa e tal..... quando no fundo o problema é mais embaixo. Esquece-se que a maioria deles, o Canadá chamou e selecionou via um programa de imigração baseado em pontuação de acordo com sua eduação. Claro que há excessões mas o que mais me incomoda nesta discussão infindável é isso! Onde está a responsabilidade de um governo que chama, seleciona estes cidadãos? nos cursinhos de 3 semanas que ajudam a fazer um CV? é óbvio que é preciso muito mais que isso. Ou muda-se o sistema de imigração ... mas ai é assunto para um livro. Aliás, imigração sempre vai ser assunto para diversos livros com conotações muito diversas umas das outras!

Apesar de não concordarmos neste ponto, adoro todos os seus comentários aqui!
bjs

Paula Regina disse...

Credo!! Escrevi exceção de maneira incorreta aí em cima...Leia-sa EXCEÇÃO rsrs

Unknown disse...

Boa noite Paula.

Estou muito interessado em imigrar p/ o Canadá, mas não sei por onde começar.

Será que você poderia me indicar o "caminho das pedras"?

Desde já agradeço e parabéns pelo blog.

Felipe Scalezi

ChrisFried disse...

Oi, Paula!
Eu gosto muito do seu comentário e blog.
Acho que a reportagem é muito valida, acho que não é uma "Teoria da Conspiração" como muitos acreditam, mas mostrou um lado que ninguém quer ver ou pensar quando se começa o processo.
abc
Chris

:= disse...

paula, costumo dizer o seguinte:

O governo canadense abre as portas para os imigrantes mas o empresario so abre uma frestinha.
eh a triste realidade. Feliz daquele que nunca ouviu que nao pode ser contratado pq nao tem ou tem pouca experiencia canadense.
acho que eh um dos preconceitos que mais nos ferem.
bjs