14.10.07

A minha primeira semana de trabalho no Canadá

“Se eu quiser fumar eu fumo...se eu quiser beber eu bebo.
Pago tudo que eu consumo, com suor do meu emprego. Confusão eu não arrumo mas também não peço arrego...Eu estou descontraído...não que eu tivesse bebido. Nem que eu tivesse fumado, para falar da vida alheia. Mas digo sinceramente...na vida a coisa mais feia é gente que vive chorando de barriga cheia.” (Maneiras : Zeca Pagodinho – Silvio da Silva)

É exatamente assim que estou me sentindo após a minha primeira semana de trabalho aqui no Canadá. De barriga cheia! Portanto, sem nenhum motivo para reclamar e com a minha tão preciosa independência (e aí não falo só financeira não mas principalmente de espírito e intelecto) recobrada.

Parafrasear o Zeca Pagodinho - um dos meus “mentores” espirituais – foi a melhor maneira que encontrei para transmitir o que sinto. Brinco que ele é meu mentor espiritual mas a parte que gosto muito das letras e até do som deste “Zé e poeta do Povo” é a mais pura verdade.

Bem, quem me conhece de verdade sabe que é perfeitamente possível eu gostar de Metalica, Black Sabbath, Arnaldo Jabor, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão ao mesmo tempo! Coisas de quem gosta de brincar de ser “esponjinha” absorvendo tudo que pode e tirando o melhor desta vida. Acaba que fica gostando de coisas tão diferentes:)

Agora que já me apoiei no poeta do povo para transmitir a minha alegria ao fazer parte do “povo” e da sociedade Canadense, vamos um pouquinho aos motivos de tanta alegria:

1 dia de trabalho na Redknee:

Um time inteiro de 16 pessoas (por lá o depto de Comunicação está totalmente imerso em Marketing inclusive fisicamete no mesmo andar e espaço – modelo ideal estudado nas escolas e que não raro é deixado de lado pelas empresas) muito empenhado em fazer com que a natural sensação de inadequação que sentimos no primeiro dia de qualquer trabalho em qualquer parte do mundo seja minimizada.

Tanto que logo neste primeiro dia já estava eu almoçando fora com o meu time mais direto (7 pessoas me incluindo) à convite da minha supervisora para quebrar o gelo. Tarefa muito fácil quando se está entre comunicadores diga-se de passagem.

2 dia – e lá já estava eu participando das reuniões de departamento e brincando de “esponjinha” absorvendo tudo à minha volta extasiada com a organização e infra da empresa! Coisa de outro mundo!

Resto da semana – já envolvida com tarefas para dois projetos em torno de eventos que vão acontecer – um na Africa e outro em Chicago nos EUA – e me sentindo totalmente em casa.

O resumo desta primeira semana é este. Claro que há muitos detalhes no meio mas isso vou contando aos poucos por aqui. Daria para escrever um livro só da primeira semana.

Eu não poderia estar mais feliz com tudo - a empresa, meus colegas de trabalho, a estrutura e os desafios que vou encarar por lá já logo de cara sendo envolvida na parte estratégica dos planos de comunicação – a minha paixão! Sem contar com o ambiente muito descontraído e gostoso entre os gerentes de produto com todo o resto do departamento. Há dois Britânicos que sentam do meu lado muito “figuras” (adoro trabalhar com “figuras”) que estão o tempo todo fazendo brincadeiras. Enfim, é muito fácil perceber que há muita satisfação no ar e com isso até as tarefas mais difíceis do dia a dia ficam melhores de se completar. Como vocÊs podem perceber não há do que reclamar pois aí estaria ferindo uma das leis da minha filosofia baseada na letra do Zeca.

Um excelente domingo e um melhor ainda recomeço de semana à todos pois os meus serão todos assim daqui para frente.


8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Paula... mas que notícia maravilhosa... é muito bom essa sensação, né?
Eu que voltei a minha vida de ASPONE as vezes sofro um pouquinho de ficar sem trabalhar, mas no momento estou curtindo essa vida européia (apertada) e pensando nos próximos passos...
bjs

Sandro e Família disse...

Paula

É sempre bom ver a felicidade das pessoas.
Seu post é um ótimo exemplo para os negativos de plantão que sempre acham que nunca conseguirão ter sucesso nessa nova vida no Canadá.

Parabéns !!

Anônimo disse...

Parabéns pelas realizações! Imagino o gostinho bom que vc deva estar sentindo... ;)

Já tive uma pincelada de experiência na área de comunicação e é mesmo encantadora!

beijos,
Mariana

Anônimo disse...

Amiga, fico muito feliz em ver que seu ambinete de trabalho aí tem tudo para te fazer feliz, assim como vc era aqui no BR. Boa sorte sempre! bjs

Anônimo disse...

Pronto! Só poderia comentar depois de ter lido toda a aventura pela qual eu desejo passar um dia! Ando devorando blogs e lendo tudo sobre as emoções que casais como você e o Maurício sentem quando embarcam num sonho desses.

Ainda não sei a cidade que pretendo ir mas eu e meu marido estamos estudando tudo sobre o assunto. Toronto me pareceu maravilhosa nas suas palavras mas ainda não sei se estou preparada para ir numa cidade tão grande (sou de Recife).

Enfim, te deixo meu email para adicionar no msn ou apenas trocar impressões! Você sabe bem como é isso né? ;)

claumacedo@hotmail.com

Beijo e boa sorte nas outras semanas!

:= disse...

Estou na mesma "profissão" da Mirella e espero conseguir um ambiente de trabalho saudável e motivador feito o seu (coisa rara, viu?).
Boa sorte e continue nos mantendo atualizados.
Bjs

Anônimo disse...

Flor
Sucesso e alegria! Vc merece tudo isso!
beijo

Apoio disse...

Oi, sou Fábio Leal e gostaria da opinião sua. Sou de Sampa, vivo no Rio mas, já vivi na Espanhã, POrtugal e Chile.Com 34 anos o espirito de aventura diminui um pouco mas a vontade de crescer num acabará. Gostaria que vc resumisse como é a vida no Canada e se vc tem algum conhecimento de brasileiros na área de comércio exterior para que eu possa saber como é a relação entre os países nesta area pois, gosto muito da minha profissão e não queria mudar, mesmo em outro país. Estou com planos para viver em algum país com o idioma inglês.
Pode me ajudar. Antes de qualquer coisa, obrigado pela força..