4.9.07

Feriado do dia do Trabalho Canadense

Diferentemente do Brasil e de quase todos os outros países do mundo, o Canadá, os Estados Unidos da América, a Austrália e a Nova Zelândia celebram o dia do trabalho na primeira segunda-feira de setembro. Algumas controvérsias históricas, além da sempre quase que excêntrica preocupação com o politicamente correto de países como o Canada e claro que jogo político, explicam a diferença de data dos quatro "dissidentes".

Pois bem, como não fomos viajar neste feriado prolongado em comemoração ao dia do trabalho, curtimos Toronto em alto estilo e o melhor sem gastar quase nada, apenas com comida e da muito boa e saborosa!

Uma das grandes vantagens de se viver em uma cidade como Toronto é exatamente essa. Está sem vontade ou grana para viajar? Vai passar o feriado aqui? Longe de ser um problema! A programação cultural é intensa e para todos os gostos e bolsos!

Como moramos ao lado da Mel Lastman Square (nome de uma "figuraça" que hoje é dono de uma cadeia popular de lojas mas que já foi prefeito de Toronto antes do atual David Miller e também prefeito de North York quando este que hoje é um bairro de Toronto (onde moramos) ainda era considerado outro município ao norte de Toronto) toda vez que ouvimos um batuque, uma movimentação vamos para lá conferir o que se passa.

Neste final de semana prolongado quem mais agradeceu o fato de morarmos por aqui foi o meu querido estômago. Durante os três dias do feriado eu me esbaldei com as barraquinhas de comida Colombiana, Porto Riquenha, Peruana e Mexicana (vulgo comida latina e muuito saborosa, além do churrasco verdadeiramente preparado!).

A barraca da Colômbia foi meu pit stop favorito onde comi Bisteca de boi, arroz, salada e um tipo de omelete de batata delicioso que eles fazem além de outras "cositas". Ah, para os preocupados com a pimenta que é muito comum por aqui – zero de índice de pimenta! Tudo isso regado à música latina, barraquinha de artesanato e tudo que um festival tem direito – era o Hispanic Festival (vale muito à pena para comer!!).

Completamos a segunda-feira do dia do trabalho em uma das tardes mais agradáveis que já passei por aqui. À Beira do lago ficamos das 13 às 16h (sem perceber) juntamente com uma multidão que esticou suas toalhas e cadeiras no gramado para apreciar o show áereo dos caças (os "fighters") e da esquadrilha da fumaça Canadense (os "Snow Birds").


Sensacional!! Ano que vem certamente estaremos por lá novamente para apreciar ao melhor estilo Maverick versus Iceman em Top Gun - filme este que eu devo ter assistido umas dez vezes durante e pós minha adolescência. Passou de novo na TV estou vendo rsrs - com todas as maravilhosas máquinas voadoras e seus pilotos habilidosos.

Sempre valorizei muito os profissionais de aviação e apaixonados por voar, eu mesma sou uma que adoro voar. Talvez pelo fato de ser o momento em que mais me aproximo da mais pura versão de liberdade que existe - a dos pássaros! Imaginem aqueles pilotos dos caças em suas acrobacias neste tipo de apresentação! A estrela do show para mim foi o caça F22 Raptor (vejam fotos de todos os brinquedinhos que estavam presentes na apresentação)!

E todo este show acaba sendo de graça para aqueles que como nós não queriam entrar no CNE (já havíamos entrado mas de maneira geral não curtimos muito. Tem seus pontos de destaque mas não voltaríamos uma segunda vez não) . Se vc não quiser entrar e ficar como nós e a galera, há um ponto estratégico à beira do lago onde se vê muito bem todas as manobras aéreas de tirar o fôlego!




Boa semana à todos.

5 comentários:

Dani e Rafa disse...

Oi Paula!
Concordo, o CNE é legal, mas tem lá suas ressalvas, para quem tem criança é um prato cheio.
Infelizmente o melhor ponto para ver o Air Show é dentro do CNE. Como o Rafa é fanático por aviões compramos os ingressos e não nos arrependemos. Quem está do lado de fora consegue ver bem, mas na área especial reservada para o Show Aereo dentro do CNE o espetáculo é maravilhoso, perfeito, nota 10!! Vale apena pagar o ingresso pelo menos 1X e ficar assistindo da área VIP. BJs

Nanny Kyrillos disse...

Lembrei de quando eu jogava super-trunfo com meu irmão ao ver as fotos do aviões..r.s.r.s.r.s
Nosso super-trunfo era de carros, mas anyway...vai ver é saudades...kakakakkaka

Bjs

Gisela Garcia disse...

Olá!
Eu e meu marido estamos seguindo o mesmo rumo de vocês, mas ainda muito no começo do processo de imigração, e por também ser jornalista, me identifiquei prontamente com seu blog.
Adorei! Parabéns pelas conquistas e tudo de bom!
Grande abraço!
Gisela Garcia

Anônimo disse...

Que maravilhaaa!!!Já salvei, as imagens, das "féras", para enviar..adinhe prá quem???Deve ter sido mesmo, muito bonito!
Recordamos um pouco, a nossa ESQUADRILHA DA FUMAÇA!
Beijos.....E,para vc ..bom fim de feriado ( nosso..INDEPENDÊNCIA! rsRSRS..)*´¨)
¸..´¸..*´¨) ¸..*¨)
(¸..´ (¸..` ** Beijos**
(¨`...´¨) ** LIZETE......`..¸(¨`...´¨) *´¨) :-)
.... ×`..¸..´× (¨`...´¨)
....(¨`...´¨). ×`..¸..´×
... ×`..

Gisela Garcia disse...

Ei Paula!
Thanks a lot pela visita ao Diário!!! Apareça mais vezes!
Acho engraçado, porque minhas amigas e amigos, ao invés de deixarem comentários lá, me ligam dizendo que gostaram, ou então escrevem emails... e eu querendo ver aquilo lá que nem o Era, cheio de comments, hehehe...
Beijos e tudo de bom!