19.6.11

As duas pontas da vida

Naquela manhã de quarta feira eu voltei para casa pensando em como as crianças e os idosos são seres que estão em outro patamar. Bem mais próximos de Deus do que todos nós que já não somos mais crianças e ainda não somos idosos. Quando saí de casa pela manhã nem sequer imaginava que iria experimentar uma das mais ricas e restauradoras experiências da minha vida desde que aqui cheguei em terras canadenses.

O que era para ser apenas mais uma manhã de atividades com o meu filho se tornou um remédio para a alma. Seria a primeira vez que iriamos àquele centro. Até então frequentavamos, eu e meu querido filhote, todos os programas da biblioteca e do centro comunitário. Entretanto, o da biblioteca havia terminado e só voltaria após o término do verão, então fui atrás de outro. E uma busca no Google me levou até lá.

O lá era próximo. Muito próximo de casa. Questão de passos largos e, em 10 minutos, eu estava lá. Logo na entrada, estavam os vovôs e vovós canadenses do Arthur (sim, porque depois dessa experiência voltamos lá toda semana) para nos receber com um largo sorriso e brincadeiras com o Arthur. Lá dentro, em uma sala, nem tão grande que intimidasse e nem tão pequena que não fosse aconchegante, um grupo de mães e seus pequenos brincavam e conversavam, orientados por uma coordenadora do programa, como se estivessem em seus lares. A atmosfera era de puro entrosamento.

Comecei a conversar com as mães, enquanto o Arthur explorava os livros e brinquedos espalhados pelo chão, e fui percebendo que aquele grupo se reunia há anos! Uma estava lá desque que o filho mais velho de 3 anos nasceu, outra há cinco anos...O grupo, que se reunia em outros locais, agora segue a coordenadora e viaja quilômetros para se encontrar uma vez por semana.

Passados uns dez minutos ali, naquela atmosfera já muito agradável aconteceu a magia. Começaram a chegar, um a um, em suas cadeiras de roda ou andadores, os vovôs e vovôs canadenses do Arthur. Enquanto isso as atividades seguiam seu rumo, teve música, brincadeira, lanchinho, tudo como em uma escolinha. E os vovôs e vovós começam a interagir com o meu filho. Fiquei de canto, um pouco afastada dele, só vendo tudo anestesiada pelo remédio que a minha alma estava recebendo!

Uma das vovós só faltou colocar o Arthur no colo, brincava com ele e ele respondia com sorrisos e sinal de jóia para ela. Enquanto as outras crianças brincavam com os brinquedos, meu filhote se divertia com os vovôs e vovós e eu recebia um banho de acalanto e uma sensação deliciosa e quase mágica de puro prazer!

Que idéia simples e ao mesmo tempo tão genial! Colocar um programa para crianças para funcionar dentro de um asilo! Colocar em contato as duas pontas da vida (o início e o fim) parece fazer o tempo parar e tudo ficar pequenino! Quanta sabedoria no olhar de um idoso e quanta sinceridade nos olhos de uma criança! Pronto, a mistura perfeita para dar um remédio para a alma daqueles meros mortais, assim como eu, que estamos no meio do caminho tentando manter a sinceridade e a pureza da criança e adquirir a sabedoria do idoso!

Ponto para o governo de Ontario que traz qualidade para os programas desenvolvidos pelo Ontario Early Years Centres e ainda tem essa sacada de colocar um de seus centros para funcionar dentro do asilo.

6 comentários:

Fernanda disse...

Caramba!! Me fez chorar!! Precisava ler isso hoje !! Obrigada!! Deus abençõe!

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Fantástico! Sacada genial mesmo! Quero ir também. Que dia e onde é?
Deve ter sido um dia e tanto!
Bjs

Paula Regina disse...

Oi Fernanda, que bom que te fez bem! Eu me emociono muito quando vou a esses lugares onde o idoso é bem tratado e as crianças estão sendo ensinadas a respeitá-los.

Renata, fica em uma "nursery home" bem na esquina da Winston Churchill com a Erin Centre blvd logo atrás do Rona. Funciona toda quarta feira das 9 e meia as 10 e meia da manhã. Podemos combinar de ir juntas se quiser. Vou te passar meu telefone via facebook e quando quiser me liga. bjs

mamãe ZO disse...

Que lindo o post!
Emocionante e muito bem escrito, Parabéns!
Mamãe ZO

Nós disse...

Paula
tenho um amigo que trabalha no OEYC e ele tem me relatado que a verba esta sendo cortada e eles estao correndo o risco de fechar.
fiquei revoltada! falei com ele como faremos, sou voluntaria de um OEYC no high park.
ele falou q nao tem muito oq fazer, pois este governo nao é muito cooperativo com acoes sociais.
enfim, fica de olho e se achar um abaixo assinado ou alguma manifestacao temos q participar. o programa OEYC é um diferencial aqui no estado.
bjos
Marcia

lizete disse...

Ai mais é demais!Você , como sempre colocando muita emoção e realidade , no que escreve. Outro post, perfeito com colocações que só quem tem profundeza de alma o faz!Coisa linda deve ser, OBSERVAR OS DOIS POLOS DA VIDA ( onde o carinho , a meiguice , a sinceridade,alegria etc..)são as características principais da vida. Continue sim filha, com esta atividade, pois para nosso querido Arthur ela só fará bem ! Beijos meus anjos/saudades.