25.5.11

Cidadania canadense: o exame

Terça-feira que passou não foi uma qualquer. Marido e eu demos mais um importante passo em direção ao sonho de uma vida! Fizemos o exame para a cidadania canadense. Duas semanas antes, na minha caixa de correio, o envelope do departamento de imigração e cidadania do governo canadense me dizia que havia chegado a hora!

Aquele envelope eu não abri. Eu o destruí tamanha era minha ansiedade em ler o que ali dizia: " Notice to write the citizenship test" dizia o dito cujo. Uma hora da tarde do dia 24 de maio de 2011, prédio do governo canadense na St. Clair, centro de Toronto, eramos eu, meu marido e mais ou menos uns 50 e tantos candidatos à cidadania canadense.

Carteiras de grupo escolar e, à nossa frente, a mesa dos examinadores. Eram três: a sorridente moça dos cabelos longos e dentes tão brancos que seu sorriso não passava desapercebido, o muito educado moço careca que daria todas as instruções e uma outra não menos simpática e educada cidadã.

"Somos dois grupos hoje aqui..." Iniciou o moço careca enquanto eu não conseguia parar de pensar que era verdade! Sim, eu estava ali! "Um grupo das pessoas com mais de 55 anos de idade que serão chamadas primeiro para a conferência dos documentos e não precisam fazer o exame", prosseguia ele. "E outro de 18 a 54 anos de idade". Com isso deu-se inicio o que só terminaria as 3:30 da tarde.

Nunca estive tão feliz em esperar para cumprir uma tarefa. E a espera acontece devido a checagem de todos os documentos e a pequena entrevista que acontece individualmente, começando pelo grupo dos mais velhos. Uma vez checado os documentos de todas as pessoas na sala, processo que foi da 1 da tarde até as 3, dá-se início ao teste em si.

A prova é composta de 20 perguntas das quais precisamos acertar 15 em trinta minutos. Não é feita no computador mas sim com um livrinho de folhas de sulfite com as perguntas e você transfere as respostas para uma cartela semelhante a dos vestibulares (aquelas de pintar bolinhas com o lapis sabe?).

Para quem já mora no Canadá há mais de três anos (requisito mínimo para dar entrada ao pedido de cidadania), assiste TV e ou lê jornal, além de ter lido o study guide não deve ter grandes dificuldades na prova. Além disso, os simulados online como esse aqui ajudam a praticar um pouquinho se achar necessário.

Fora isso, é fazer o exame, esperar a carta verde (a que recebemos para convocar para o exame é pink e a de aprovação é verde) e ser convocado para a cerimônia de entrega da cidadania. Segundo o examinador, a carta deve chegar em no máximo dois meses. E é isso que estou fazendo agora, esperando a carta verde.

Lembram do moço careca? 3 e 20 da tarde quando eu entregava a minha cartela de respostas e já me preparava para sair ele vira para mim e susurra (para não atrapalhar o povo que ainda fazia o exame) "Então quer dizer que você é brasileira! Você sabe fazer pão de queijo?" Digo: "Sim, mas como você sabe?" Vira o simpático moço careca e responde: "Sou português e adoro pão de queijo"..

E assim foi minha grata experiência ao fazer um dos testes mais importantes, mas nem por isso um dos mais difícieis, da minha vida! E que venha a carta verde!



6 comentários:

Leslie disse...

Espetacular amiga! Estou muito orgulhosa de vcs! E vc? Vai fazer os pães de queijo para o moço careca e simpático?

Camila disse...

Parabéns pela conquista!!! Marido e eu ainda levaremos um ano até conseguirmos dar entrada no pedido da cidadania.

Se possível, você poderia responder quanto tempo levou do pedido feito por vocês até a chamada para fazer o exame?

Mais uma vez parabéns!!!!

mamãe ZO disse...

Nossa, nem sei porque me emocionei com o seu relato. adquirir uma cidadania nova quando muita gente aqui no Brasil já está pendurando as chuteiras é tudo de bom!!
E o examinador português então...
Que maravilha!
Que venha a carta verde!
Parabéns pela conquista!!

Mamãe ZO

Piaçava disse...

Parabéns, Paula. Tenho certeza de que a carta verde vai chegar em breve para vocês. Bjs

Paula Regina disse...

valeu pessoal! Camila, desde o momento em que demos entrada na papelada até a convocação para o exame passarem-se 10 meses.

Paula disse...

Parabens Paula ! eu tb fiz o meu exame de Cidadania esta 5 feira passada , as tais 20 questoes , a pre entrevista verificacao dos documentos etc etcs ...
Agora eh aguardar :) eles disseram entre 2 a 4 meses , vamos ver se eh mais rapidinho :) , uma senhora q estava a fazer exame comigo contou me que a 1 amiga so levou 5 semanas ... logo ha esperanca ! realmente na era da tecnologia , computadores etc etc , devia ser bem rapidino :)
receba um abraco de outra Paula tb , a residir em Ottawa !
ahhhhhhhhh e o meu processo levou exactamente 1 ano certinho (( enviei a 6 de Junho 2010 , fiz exame a 9 de Junho 2011 )
e realmente os exames on line ajudam e muito