16.11.09

Quando você é parte do grupo de risco

Para os que moram no hemisfério sul do globo, o pior já passou com o fim do inverno e a chegada das temperaturas mais amenas. Já para os que como nós habitam o hemisfério norte do globo, a temporada de resfriados, gripes e agravamento de doenças pulmonares está só começando com a proximidade do inverno e consequente baixa nas temperaturas.

Até aí nada de novo, isso acontece todos os anos. Não fossem 3 pequenos detalhes combinados (no meu caso ao menos) : a circulação do virus da H1N1 (vulgo gripe suína) no mundo todo, o fato de eu estar grávida de 8 meses e de que vou parir na estação mais fria do ano (que tem lá suas vantagens do ponto de vista gestacional como a ausência total de inchaço e desconfortos relacionados a ele), e eu estaria agindo como sempre agi na minha vida, mesmo quando morava no Brasil.

Todos os anos tomava a vacina da gripe "normal" por assim dizer e seguia minha rotina sem nunca ter pego a gripe. Sempre acreditei que quando o assunto é saúde o resto todo perde importância. Os meus pais sempre me ensinaram que se tem uma área que não se deve menosprezar na vida é com médicos e cuidados com a nossa própria saúde, qualidade de vida e coisa e tal. Talvez seja por isso que acredito serem os enfermeiros, médicos e profissionais da área de saúde aqueles que exercem as funções mais nobres e dignas e, portanto, merecedoras do meu mais profundo respeito e consequente confiança.

Não me entendam mal, quando eu falo que valorizar a saúde e respeitar e confiar nas recomendações de profissionais para mim é como uma religião, entendam saúde como a "ausência" de doença, portanto não sou nem de longe uma maníaca por remédios e coisas do gênero, ao contrário!

Enfim, com todoo cenário da gripe H1N1 literalmente esquentando as baixas temperaturas por aqui eu coloquei como prioridade conversar com o meu obstetra à respeito. Não precisei. Dia 25 de outubro, mais ou menos quando o governo começou a vacinar os grupos de risco, recebi a ligação do consultório do meu obstetra orientando todas as grávidas com mais de 20 semanas de gestação (eu já estou na 33 semana) e que vão ganhar neném (como se diz na minha terra) no North York General Hospital a comparecerem no hospital no dia 30 de outubro para tomar a vacina contra a gripe. Não hesitei um segundo!

Que alívio! Afinal não é fácil passar uma gestação inteira com a preocupação de evitar pegar uma gripe que possa causar danos graves ao meu filho e a mim mesma. Nunca fui neurótica com estas coisas, sempre procurei agir da maneira mais racional possível mas confesso que estar grávida diante de algumas circunstâncias nos faz ficar mais medrosas. Daí o meu alívio em saber que tomaria a vacina.

Hoje, 17 dias depois de vacinada, imunizada (e alividada!), posso dizer que estou muito mais tranquila e que a vacina não causou efeito colateral nenhum nem em mim e nem no meu bebê que está ótimo e cresce a cada dia. Ponto para o hospital onde o Arthur vai nascer que, organizadamente, tomou esta iniciativa e tratou suas grávidas com respeito e carinho.






5 comentários:

Anônimo disse...

Desejo que Deus cuide de vc e seu bb. Não se preocupe vai dar tudo certo.
só um comentário, enquanto vcs estão no frio, aqui em recife vcs nem imaginam o calor que tem feito como nuuuuuuunca, as sete da manha o sol ja está rachando a cuca, nossa!
bjos pra vcs e pro bb

lizete disse...

Oi..Filha, que ótimo!Assim ficamos,mais tranquilos, pois como você , diz , " agora as preocupações são também , com o Arthur"!Deus os abençoem.
Beijos.

lizete disse...

Ah, não poderia deixar de voltar a escrever novamente, após, fazer um passeio virtual , pelo HOSPITAL!Nossa , muito lindo! Localizei o andar( 2º) das mamães e bebês, as acomodações, a JACUZI, local ( sala de espera) dos familiares, etc..etc..É realmente fantástico!Beijos, boa noite.
Fiquem com Deus.

Carol, Ênio e Leila disse...

Oi Paula,
recomendações médicas. Esse é o problema. rs Por aqui, a vacina está sendo recomendada para pessoas do grupo verdadeiramente dentro do grupo de risco (seu caso). Minha filha, por ter asma leve, estaria dentro do grupo de risco. Segundo o médico, se eu quiser, posso dar a vacina a ela, mas disse que é uma decisão minha. Na opinião dele, tanto a gripe, quanto a vacina são menos perigosas que pintadas pelos jornais.
Não estou brincando com nada e concordo com os seus pais, saúde acima de tudo. Mas ainda estou na dúvida. rs O pediatra disse que eu poderia esperar 15 dias e ver como as coisas evoluem por antes de decidir(difícil arrancar uma recomendação aqui, mas isso foi a coisa mais parecida com um conselho que eu consegui tirar dele).

Aline Silva Dexheimer disse...

Que bom. Desejo a vocês muita saúde e que tudo dê certo.
Muitosd beijos,Aline