2.7.09

Dia do Canada


No feriado de ontem (comemoração do aniversário de 142 anos de independência do Canadá) aproveitamos o dia lindo de sol para dar uma volta por alguns poucos parques da cidade que tinham algum evento acontecendo.

Por conta da greve de funcionários da prefeitura que já dura 11 dias, muitos eventos foram cancelados mas graças a alguns deles acontecerem em parques federais que, por sua vez, possuem mão de obra terceirizada e não sindicalizada, os moradores da cidade que não viajaram puderam celebrar o dia.

Sempre que vou a este tipo de evento em parques públicos, este já é o nosso terceiro Canada Day, o que mais gosto de ver é a maneira natural e interativa como a História é sempre passada para as futuras gerações, o que faz com que ela (a História) seja algo acessível e gostoso de se vivenciar. Tanto por crianças quanto por adultos.

Agora que moro aqui já me acostumei com uma das cenas mais lindas na minha opinião e muito corriqueira por estas bandas: a de pais, tios e avós mostrando e explicando a História para os pequenos que sequer começaram a andar. Há alguns anos, fiz uma viagem de intercâmbio pelo Rotary (GSE program) pelo estado de Illinois nos Estados Unidos e lembro-me que já naquela época, há uns 9 anos, emocionei-me muito ao ver, enquanto visitava o túmulo de Abraham Lincoln, um pai contar, em linguagem bem direcionada ao pequenino que o acompanhava, quem foi Abraham Lincoln e logo em seguida o pequenino que acabara de aprender a ler, lia parte da declaração de Lincoln em seu túmulo.

Naquela época eu era apenas uma turista encantada com a cena. Hoje, apesar de a cena ter se tornado parte da realidade em que vivo, não deixo de me encantar com ela e de achar lindo! E como podem ver pelas fotos deste post, não são só as crianças que gostam de vivenciar a História e de se envolver com ela ...







2 comentários:

Lucas disse...

nossa, parece muito interessante.
acessem:
Atelier do Sofá
Fortal Piscinas
NAMP
Contabilidade Mantiqueira

Ana Celia disse...

Oi Paula,
Passamos esse ano o Canada Day fora daqui.
Mas, sempre curtimos muito esse feriado.

Bjs,
Ana