É curioso acompanhar o cenário político canadense com suas particularidades bilingues. A coisa fica mais interessante ainda quando se está há 4 dias de eleições federais. Tudo é motivo para esquentar os debates e as entrevistas que os candidatos ao cargo de Primeiro Ministro canadense dão aos veículos de comunicação canadense.
Para quem está fora do Canadá ou não está acompanhando, o cenário político para as eleições federais resume-se aos seguintes partidos e candidatos: o atual primeiro ministro Harper tentando se reeleger pelo partido Conservador, Stephane Dion (lider da oposição pelo partido Liberal) centro da última polêmica e motivo deste post, Jack Layton pelo NDP (o partido democrata) e Elizabeth May (líder do partido verde).
De volta à última polêmica. Todos os candidatos ao cargo de primeiro ministro do Canadá passam por debates conduzidos nos dois idiomas: inglês e francês. Naturalmente, o inglês é o primeiro idioma de uns, o francês o segundo idioma de outros e vice-versa. A panacéia linguística se deu ontem quando o líder da oposição Stephane Dion deu esta entrevista, em inglês, para um canal canadense e o jornalista teve que repetir 3 vezes a mesma pergunta e ainda assim Dion não conseguiu entender. O primeiro idioma de Dion é o francês.
Daí começa a confusão. A pergunta hipotética "If you were the Prime Minister what would have done about the economy and the global crisis that Mr. Harper hasn't done?" e a ausência de resposta de Dion agora se espalha e surgem diversas teorias. O próprio Dion, enquanto eu escrevo este post, está dando entrevistas tentando esclarecer o episódio dizendo que o inglês é o seu segundo idioma e é natural que ele não tenha entendido, isso acontece. Um de seus assessores mencionou que Dion tem um problema de audição. Enquanto isso ....
O atual primeiro ministro e candidato à reeleição diz que isso não tem nada a ver com idioma, falta de audição mas com o simples fato de Dion não ter um plano para lidar com situações de crise como a que estamos passando agora. Ah, há ainda a opinião de alguns eleitores canadenses que estão comentando nos blogs de notícias e que, naturalmente apoiam a reeleição de Harper, que se fosse o atual primeiro ministro sendo entrevistado em francês (segundo idioma de Harper) ele teria entendido e respondido a mesma questão em francês.
Está armado o circo faltando apenas 4 dias para as eleições federais que, segundo analistas e pesquisas, deve reeleger o atual primeiro ministro. Entretanto, independente de opinião política e partidária, achei o fato muito curioso. Como jornalista e uma apaixonada por discussões em torno de comunicação, linguística, semântica e idiomas estrangeiros, não poderia deixar de notar o ocorrido.
E você? O que acha? Foi um problema de idioma? de audição? falta de preparo? falta de plataforma política ou tudo junto?
Bom fim de semana à todos!
6 comentários:
Bem,
Como eu estou estudando para o IELTS, quando eu digo que não entendi uma pergunta, é mais provável que eu não saiba do que a pessoa está falando do que simplesmente não a tenha entendido muito bem.
Fica aquela questão, será que ele tá falando sobre isso? Que é justamente o que não faço a menor idéia? rs...
Se você não entendeu, é porque não estudou o assunto!
E os assessores etavam onde mesmo??!!
Abraço!
Rogério Lima
Olá Paula.
Esse ano irei concluir o ensino médio aqui no Brasil, e ano que vem devo entrar na faculdade.
Depois disso, vou só juntar dinheiro e ir para o Canadá.
Estou pensando em fazer direito, mas como li em outro blog o processo de validação de diploma é hiper complicado e o mais prático seria eu me tornar Paralegal.
E mais outras complicações...
Continuando... Também tenho muito interesse por relações internacionais, você sabe se o mercado aí tem vagas para essa área?
Ou, qual curso da área de humanas está em alta aí?
Desde já agradeço.
At least!
We're not alone!
hehe
Abraços
E o inglês ganhou!! rs...
Para piorar já estão cogitando de dar um chega pra lá no lider-dos-liberais-que-nao-sabe-ingles rs...
Até!
Rogério
Olá Paula,
Primeiramente gostaria de agradecer aos posts pois tem sido de grande ajuda para esclarecer minhas dúdivas quanto a morar no Canadá. Hoje dei o meu pontapé inical para poder correr atrás desse sonho e acho que quanto mais idéias, melhor para poder tomar algumas decisões.
Por isso, estive pensando, e em breve estarei criando um blog para postar as minhas experiências desde o começo para poder ajudar outras pessoas e gostaria que pudessemos manter contato para que se você puder, me ajudar.
qualquer coisa mande um e-mail para thadeu.cotts@gmail.com
Aguardo Retorno,
Abs,
Thadeu Cotts
Oi Paula,
o meu e-mail:nanymendes@yahoo.com.br
Me escreve, ok?!
Beijos
Postar um comentário