O eterno dilema que tanto atormenta estudiosos e condutores de políticas de imigração vem esquentando os debates na mídia Canadense. O Financial Post de hoje traz uma matéria que trata da dissonância entre o sistema de imigração Canadense que privilegia uma mão de obra mais "acadêmica" por assim dizer e a crescente demanda no país pela mão de obra menos "acadêmica" (longe de precisar de diploma para sua execução).
Não sei se o termo que escolhi para traduzir o "lower-skilled x high skilled" é o mais apropriado mas de qualquer maneira, na prática, o que acaba querendo dizer mesmo é que a pontuação do sistema de imigração é muito centrada em diplomas enquanto que o grande volume na necessidade de mão de obra, na realidade, não tem relação direta com a academia. Esta é a principal crítica dos que defendem uma reforma no sistema.
O artigo lembra que o que hoje está mais grave na províncea de Alberta devido ao estupendo crescimento do setor de energia e acrescenta que o dilema se espalhará logo logo para todo o país. Vale a leitura de mais um dos muitos artigos que tenho acompanhado na imprensa nacional sobre este assunto.
Eu, pessoalmente, ainda não tenho nem tempo suficiente aqui no país e nem mesmo autoridade para chegar a uma conclusão sobre qual seria o ideal balanço desta equação. Entretanto, como gosto bastante do assunto, tenho lido e observado de perto, de uma coisa agora eu tenho certeza: a decisão de imigrar deve ser encarada como "viver a experiência de imigrar, viver em outro país com melhor qualidade de vida e melhor desenvolvimento humano" pois se ela estiver única e exclusivamente calcada em desenvolvimento de carreira pode acabar dando com os burros na água não por incompetência de quem imigrou e muito menos por falhas no sistema de imigração mas simplesmente como resultado de uma das leis mais antigas - e por vezes draconiana - da economia: a lei da oferta e da procura.
Bom fim de semana à todos!
<
4 comentários:
Amiga, adorei falar com vc hoje! Me ligue quando quiser para matarmos as saudades. Vou te incluir em nossas conversas de departamento todos os dias... pode esperar! Ah, e AMEI as fotos!!! SDS, mts SDS... bjs
Oi Paula, tudo bem???
Interessante e ao mesmo complicada essa questão da mão de obra qualificada para imigração e a crescente demanda pela não qualificada! Concordo com você, realmente difícil chegar a uma conclusão!
Ah, adorei também seu post anterior, sobre o dia dos pais canadenses e a origem desse dia tão especial!
Beijos
Lu
Oi Paula,
gostei muito desse post...:) Super interessante.
Vi que vcs gostam de comida japonesa, vamos marcar um dia para irmos jantar ou almcoar?
Bjs,
OI Paula,
Tudo bom?
Voce nao me conhece, meu nome e Doris e adorei ler parte da sua estoria, e ri muito com a entrevista de emprego, e espero que ele tenha consigo o emprego.
Eu e meu marido estamos pensando em ir maoa o Canada, sou da area de humans e ja moramos nos USA por 7 anos.Gostaria de saber mais informacoes , se vc puder nos ajudar sera otimo.
Obrigada,
Doris
Postar um comentário