27.4.09

Entrevistando Expatriados

Atendendo ao convite da Mirella , concedi uma entrevista ao Entrevistando Expatriados e resolvi dividir aqui com vocês o resultado final pois a entrevista que dei acaba respondendo muitas das perguntas que frequentemente chegam até mim por meio deste blog. 

Aproveito para agradecer o convite da Mirella e compartilhar, mesmo que seja apenas uma pequena parcela das minhas reflexões sobre a minha experiência com a imigração, com os que me acompanham por aqui. 

20.4.09

Páscoa com os Obama









No feriado da Páscoa que passou, juntamos nossos mapas, a vontade de explorar,  o velho e bom par de tênis surrado a eterna mochila companheira de guerra e fomos para Washington DC acompanhados dos amigos Kati e Peter. 

Lá passamos deliciosos 4 dias de primavera tomando um "banho" de história e cultura. Andar em meio a todos aqueles monumentos tão famosos no mundo todo e tão carregados de simbolismos, é uma experiência única! Sem contar que abril é o mês do Cherry Blossom Festival na cidade e as famosas cerejeiras japonesas embelezam cada canto da cidade. 


Washington DC definitivamente entrou para a minha lista das top 10 cidades do mundo em que eu já estive e que merecem uma segunda visita. Para mim então que sempre assisti muito filme, foi o máximo chegar bem perto do Lincoln Memorial, do Pentagono, da casa branca, do Capitolio, da Biblioteca do Congresso e do FBI

Eu parecia uma criança diante dos carros do FBI, também quem manda gostar de filmes policiais e assistir muito:) (E por falar nisso, estou aqui contando os dias para dia 23 quando estréia, na globo internacional pois sei que já estreou aí no Brasil,  a nova série policial brasileira com o Murilo Benício - Força Tarefa. Até que fim a Globo resolveu fazer algo do genêro!)



Enfim, para mim os dois pontos altos do passeio foram a biblioteca do Congresso (uma vez apaixonada por bibliotecas, sempre apaixonada por bibliotecas:) e o Cemitério Arlington mas absolutamente tudo em Washington é muito interessante. O complexo de Museus Smithsonian (o maior do mundo com 19 museus) oferece ao turista uma infinidade de opções e a entrada é gratuita. Passamos 5 horas no Air & Space Museum - o máximo!

Para quem está aqui em Toronto a viagem de carro até Washington DC é super tranquila com duração de 9 horas e dividindo as despesas com outro casal como fizemos sai bem em conta. Ficamos hospedados literalmente a 5 minutos à pé da Casa Branca então esquecemos o carro na garagem do hotel e fizemos todo o circuito turístico da "capitar" americana à pé. Um roteiro inesquecível... 





7.4.09

Trilhas Urbanas

Não era de hoje que eu queria explorar melhor as trilhas de Toronto e constatar que a cidade faz juz ao famoso slogan de "cidade dentro de um parque". Entretanto, uma estação chamada inverno canadense (sim, existe o inverno do resto do mundo e o inverno canadense:) até uns dias atrás nos levava para outras atividades, digamos assim, mais geladas como esquiar e patinar. 

Mas é chegado o equinócio de primavera no hemisfério norte e com ele as tão comemoradas temperaturas carinhosamente apelidadas pelos canadenses de "double digit" (isso, passou de 10 graus acima de zero o povo comemora muito e você também depois que passa mais de dois invernos por aqui:). Domingo que passou foi um desses belos dias de primavera com sol e a temperatura na deliciosa casa dos "double digit" (cerca de 13 graus), sem vento, ou seja, um excelente motivo para botarmos o pé nas trilhas urbanas de Toronto! (Abafa o caso que no dia seguinte a neve deu o ar da graça novamente em Toronto, de leve, mas deu...)

Para quem mora em Toronto, ou até mesmo vem a passeio, e ama natureza como eu, a cidade oferece uns tesouros "escondidos" em meio ao "caos" urbano. O East Don Parkdale é certamente um deles! Como queríamos realmente caminhar, fomos a pé de casa (moramos no norte de Toronto) e em uma hora de caminhada estávamos na porta do parque, mas se você não quer caminhar dentro da cidade e guardar energias para a caminhada no parque, basta descer na estação LESLIE do metrô e atravessar a rua e lá está você de frente para a entrada de uma trilha de 6 quilômetros que acompanha o East Don River entre a Steeles e a Sheppard Avenue, a oeste da Leslie Street!

Conforme as temperaturas vão permitindo mais e mais, afinal como cantava Tim Maia é Primavera ...., a idéia é explorar outras trilhas urbanas como a de Rosedale, o Humber River Valley, o Scarborough Bluffs e o Lower Higland Creek and East Point Park....Sem sair de Toronto. 

Se animou?  Então vá atrás do livro GREAT COUNTRY WALKS AROUND TORONTO de Elliot Katz e receba altas dicas sobre as trilhas urbanas de Toronto.