23.5.07

Viagem à Ottawa e o presente da Rainha




Segunda que passou foi feriado nacional no Canadá em comemoração ao aniversário da Rainha e lá fomos nós para Ottawa à convite dos nossos amigos e vizinhos Liliane e Rafael (ótima pedida casal! Adoramos viajar com vocês!).

Em oito meses de Canadá, esta foi a nossa primeira viagem pelo país que resolvemos chamar de casa e depois de tanta ralação e tensão (eu principalmente estou em um momento de transição do trabalho de graça (co-op) para o possível primeiro salário. Aguardem próximos capítulos) ter Ottawa linda aos nossos pés debaixo de dias cheios de sol e rodeados de tulipas é o que eu poço chamar de um verdadeiro presente dos deuses!

Agora presente mesmo nos deu a Rainha Elizabeth. Sim, ela mesma. Como estávamos visitando o Parlamento Canadense exatamente no dia em que o país comemora seu aniversário, ela permitiu que todos os visitantes daquele dia fotografassem a biblioteca do Senado! Se você é como eu que não pode ver um livro que pira e ama uma biblioteca então vai entender o meu êxtase quando entrei lá! Para mim a biblioteca é o auge da visita ao Parlamento mas todo o resto vale muito à pena também.

Outra diversão à parte da viagem foi que ficamos hospedados em um Holiday Inn em Gatineau (na províncea de Quebec à 2.5 km do centro de Ottawa em Ontário) e a todo momento atravessávamos a fronteira entre as duas provínceas.

É surreal como a gente cruza a fronteira e estamos em outro "país", outro idioma, outra cultura e tudo. Aí aproveitamos para comer nos bistros e restaurantes totalmente influenciados pela cultura francesa para sofrimento do pobre do Maurício – único de nós que não fala francês – e das garçonetes. Deixamos as pobres loucas pois eu, o Rafael e a Liliane falávamos em francês, elas respondiam e aí vinha o Maurício falava em inglês e elas voltavam em inglês.

Nos divertimos muito com o troca-troca do idioma e com o figura do meu Marido. Aí para compensar o Maurício fomos visitar o Museu de Guerra (justamente no único dia nublado e chuvoso do feriado) que ele tanto queria ver. O meu marido ama história de guerra, lê tudo e parecia uma criança naquele gigante museu! Jesus! Passamos 4 horas lá dentro para andar os 4 pavilhões e saí de lá zonza de tanta informação.

Para quem gosta de história e principalmente história das guerras do mundo o museu vale muito à pena, é bem interativo e tem muito arsenal. Até o carro do Hitler apreendido pelo exército Americano está lá.

O Rideau Hall (residência da Governadora Geral do Canadá) também é um passeio muito interessante. Só os jardins com mais de 10 mil árvores (muitas delas plantadas por políticos do mundo todo. Até o FHC plantou árvore lá) em torno da residência valem o passeio mas também entramos na residência da Governadora em um tour (de graça) muito interessante.

Além de termos passados dias agradáveis com nossos amigos, voltamos para casa com um conhecimento muito maior sobre a história e o funcionamento do sistema político Candense. Amei!

E esta foi a viagem das curiosas coincidências. Na ida, ao pararmos na estrada para o café da manhã, encontramos a Ana Célia, o Alessandro e o Henrique no Tim Hortons. No jantar, no mesmo sábado, eis que estamos sentando em uma das duzentas mesas do MarketPlace no centro de Ottawa e ao mesmo tempo sentam ao nosso lado os nossos vizinhos Luci e Rogerio e Carol e Fernando. Eita mundão de deus pequeno! Eita feriado inesquecível...

6 comentários:

Anônimo disse...

Ho ho ho ... Não sou Mamãe Noel, mas se tudo der certo, no próximo "long weekend" tem mais!
Que tal uma outra viagem "low cost"?
Gostamos, gostamos ...
Com certeza nos divertimos !

Abraços,
donos e proprietários da agência de turismo

Anônimo disse...

Oiii...Muito bom mesmo,até parece, q estávamos acompanhando-os!
Esse país, é encantador!!!
BJSSS.......

Anônimo disse...

Paula,

Quando vc fez o tour do parlamento te contaram a historia do incendio que destruiu os prédios menos a biblioteca? Durante o incendio, alguém teve a presença de espírito de fechar as enormes portas de ferro que ligam o parlamento à biblioteca e assim o fogo nao passou para o outro lado... As fotos dos prédios destruídos e só a biblioteca em pé sao bem impactantes...

Ottawa vale mesmo a pena visitar...

:= disse...

Parece que todo mundo decidiu ir a Ottawa no feriado!
Menina, que sonho de biblioteca!
Infelizmente terei que deixar meus livros por aqui, só vou levar os que ainda não li mesmo.
:(

Cris disse...

Oi Paula, obrigada pela visita no nosso blog e pelos desejos de boa sorte!!! Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler seu blog, mas já estou passando-o para o início da minha listinha de blogs que quero ler. Um beijo e a gente vai se falando. PS: tudo bem de colocarmos um link do seu blog no nosso???

Anônimo disse...

Oi Paula....há meses venho aos poucos lendo a maioria dos blogs, e hoje ao me deparar com esta biblioteca, não pude deixar de comentar...fascinante...pelo menos pra mim que amo livros...
Pronto inaugurado o primeiro blog que comento...ieba! rsrsrs
Abraços