11.4.07

E a vida (do imigrante) vai para as telas do cinema

Além de explorar os sabores de Toronto, com a pausa do feriado pude colocar em ordem a minha lista de filmes atrasados. Somando os alugados com os vistos na TV devo ter assistido uns 5 filmes. Adoro fazer isso para descansar o corpo e a mente!

Em meio à maratona de filmes um em especial se destaca por servir de inspiração para o exato momento que eu estou passando (estou na metade do meu placement no Co-op program) e muitos outros imgirantes companheiros de jornada já passaram ou ainda vão passar. Estou falando do excelente filme The Pursuit of Happynness.Qualquer semelhança com a realidade não terá sido mera coincidência.

No Brasil deve ter saído como “Em busca da Felicidade” o que faz sentido mas alguém me corrija se eu estiver errada porque, na grande maioria das vezes, as tradutoras dão nomes para os filmes no Brasil totalmente desconexos com o título original, o que sempre me incomodou diga-se de passagem. Outra coisa bem legal daqui para quem gosta de cinema como eu – este problema acabou .

Pois bem, a idéia desde post não é contar o filme (baseado em uma estória real o que o terna mais emocionante) mas sim deixar registrado que a perfeita combinação entre o ótimo roteiro e a comovente atuação do Will Smith (aquele que já tão bem protagonizou Ali) fazem de Pursuit of Happyness um filme imperdível para todo imigrante (na luta diária pelo recomeço) mas especialmente para quem fez, está fazendo (euzinha) ou fará um Co-op (leia-se trabalho não remunerado para ganhar experiência em sua área de atuação no Canadá!).

A personagem interpretada por Will Smith, em determinado momento de sua vida, vê-se obrigada a investir em um intership ou Co-op program (leia-se trabalho não remunerado) e o filme vai narrando a sua saga fazendo analogias em torno do texto da Declaração de Independência dos EUA cujo principal autor foi Thomas Jefferson (daí vem o nome do filme). Excelente trabalho de pesquisa.

Queria passar por aqui , antes de embarcar para o Brasil, apenas para dar esta dica para quem quer ser um imigrante ou já o é e sabe muito bem do que estou falando. Vale à pena assistir e tomar como fonte de inspiração! Claro que não chegamos à tanto (não vou contar o filme) e espero que ninguém precise chegar à situação que a personagem retratada no filme chegou. O que me veio à mente foi "se alguém chegou onde ele chegou e achou determinação e perseverança para seguir em frente devemos ter a mesma inspiração para prosseguir".

E este foi o momento reflexão do Era. Dia 23 de abril temos um (re) encontro marcado. Estarei de volta ao país que escolhi como lar, para a minha casa, meu marido e meu placement no co-op. Afinal ainda tenho muito a conquistar e perseguir por aqui.

Um grande abraço à todos e até.

10 comentários:

Anônimo disse...

Realmente esse filme é muito emocionante. Boa viagem à terrinha. Bjs, e abraço pro Mauricio.
/Fabio.

:= disse...

Vou tentar alugar este filme no fim de semana.
Boa viagem e aproveite bastante enquanto estiver por aqui.
Bjs

Anônimo disse...

Amiga, vc está expert em tradução de títulos. Acertou na mosca! Este filme foi o melhor que assisti este ano até agora! bjs

Carol, Ênio e Leila disse...

Pela sinopse ele deve ser bárbaro. Vou ver se consigo locar este final de semana. Sempre vale a pena pensar até onde iriamos por um sonho. Todos estamos dispostos a ir até a lua, mas será que estamos prontos para pagar o preço da passagem?

Um abraço,
CArol

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Oba!! E cá estamos,desfrutando de sua presençaa!! Que maravilha!!
Passaremos dias encantadores!!!
bjs.../filha!

:) disse...

o meu caso foi, de fato, uma exceção: uma semana e meia depois que cheguei, tava empregado. o barato foi que a negociação começou dois meses antes, por e-mail. boa sorte para você. provavelmente, você será contratada depois do estágio.

:)
conexaotoronto.blogspot.com

Ju disse...

Oi Paula! Realmente o filme é ótimo! Vale muito a pena! Boa sort no se Co-op! Espero que vc seja contratada!

Beijos

edge disse...

oi. muito legal teu blog.
Vou adiciona-lo no nosso tambem ok?
Somos uma familia brasileira morando em Cingapura, na Ásia.

da uma passadinha la tambem:-)

beijos
Edge

Carol, Ênio e Leila disse...

Ah, faz tempo que eu vejo que vc colocou nos links assim: brancasnuvens Ênio e Leila. rs Tudo bem, o Ênio vai mesmo com a Leila, nossa filha, mas eu vou também. Se der para mudar depois. Um abração,
Carol

brancasnuvensca.blogspot.com